Para melhorar o abastecimento e modernizar a rede de água no Canto da Lagoa, na Lagoa da Conceição em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), está substituindo a tubulação da rede adutora da região, passando de 32mm para uma de 63mm.
Ao todo, são 4km de tubulação ao longo do bairro que vai quase dobrar a vazão, melhorando o abastecimento e também minimizando os entupimentos na rede. Com custo de R$ 200 mil a nova rede atenderá quase 700 ligações na região metropolitana da capital.
A operação também é uma oportunidade de melhorar o material da rede com o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que foi escolhido porque, além de ser um material de última tecnologia e resistente, é mais fácil a sua instalação. Enquanto as outras redes são compostas de canos retos e inflexíveis, o PEAD consiste de uma mangueira que, além de ser mais maleável, também vem em tamanhos maiores. Enquanto a barra de cano pode chegar a um tamanho de 6m, o PEAD vem em rolos de 100m. O que torna a instalação mais rápida.
Com o bom andamento da obra, a previsão de conclusão é até o fim do mês de agosto deste ano.