A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um novo chamado aos pais, mães e responsáveis para levarem adolescentes de 10 a 16 anos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e garantirem a proteção contra a dengue. A vacina está disponível gratuitamente em todas as salas de vacinação do município. É necessário apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS e, se tiver, a caderneta de vacinação.
A meta do município é vacinar 25 mil jovens, mas até o momento apenas 7.800 foram imunizados com a primeira dose, o que representa pouco mais de 30% da cobertura prevista. A vacina contra a dengue é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas, e protege contra as formas graves e até fatais da doença. A segunda dose também deve ser feita para garantir a imunização completa.
“Essa é uma oportunidade que não podemos deixar passar. A vacina contra a dengue é segura, eficaz e reduz significativamente o risco de complicações e internações hospitalares causadas pela doença. É fundamental que pais e responsáveis incentivem os adolescentes a se vacinarem. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor será a circulação do vírus na comunidade”, reforça o gerente de Imunização, Francisco Tristão.