spot_img
Hoje é domingo, 17 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José cria grupo de trabalho para buscar soluções imediatas na SC-281

São José cria grupo de trabalho para buscar soluções imediatas na SC-281

Iniciativa reúne Prefeitura, Câmara de Vereadores, Aemflo e CDL para definir ações paliativas enquanto aguardam duplicação da rodovia

spot_img

A reunião realizada nesta segunda-feira (11) no espaço empresarial da Aemflo/CDL de São José com o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, definiu a criação de um grupo de trabalho que irá reunir representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, empresários da Aemflo e CDL de São José. O objetivo é alinhar e implementar medidas paliativas para melhorar o tráfego na SC-281 até que as obras definitivas de duplicação sejam executadas. O primeiro encontro do grupo já está marcado para a próxima semana.

A proposta foi apresentada pelo vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, e aprovada por todos os participantes. Ele destacou que a Prefeitura já apresentou ao Governo do Estado projetos considerados prioritários para desafogar o trânsito na região.  “São José já entregou o projeto do Elevado de Picadas do Sul, a integração com a SC-281 e a Rua Senador Carlos Gomes, prevendo ligação com a Avenida Beira-Rio. Também solicitamos a ligação da alça no entroncamento com a BR-101 no sentido Norte, um retorno no final da SC- 281 e a instalação de uma barreira New Jersey para evitar cruzamentos perigosos, que têm causado acidentes graves, inclusive fatais. Vamos liderar esse trabalho junto com os empresários, vereadores e acompanhar de perto cada etapa”, afirmou Michel.

O presidente da Aemflo, Gilberto Rech, ressaltou que a duplicação da SC-281 é uma bandeira histórica das entidades empresariais. “O desenvolvimento de nossa região passa diretamente pela melhoria da infraestrutura viária. A SC-281 é estratégica para o escoamento da produção, mobilidade da população e atração de investimentos. Precisamos de soluções, e para isso teremos que mobilizar e unir esforços”.

Durante o encontro, também foi abordada a necessidade de manutenção da rodovia e apresentados os principais gargalos do trecho. Segundo levantamento, cerca de 300 caminhões de empresas locais utilizam diariamente a via e, muitas vezes, precisam percorrer mais de 11 km para acessar a BR-101.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Jerry Comper, informou que o Governo do Estado pretende lançar até dezembro a licitação para elaboração do projeto de duplicação do trecho entre São José e o Contorno Viário, com 6,2 quilômetros de extensão. Atualmente, a Secretaria está finalizando o termo de referência para a contratação. A obra, no entanto, não tem previsão de iniciar e nem de conclusão.

O secretário informou que a duplicação de um trecho de 22,4 quilômetros da SC-281, entre Angelina e São Pedro de Alcântara, está sendo realizado. “Estamos cobrando da empresa que venceu a licitação mais agilidade na conclusão das obras”.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa