Com o objetivo de ampliar a vazão das águas do Rio Três Henriques e reduzir os frequentes alagamentos registrados nos bairros Areias, Serraria e Real Parque, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, irá notificar a concessionária Arteris Litoral Sul para que apresente uma solução de engenharia sob as pontes da BR-101 e das marginais (Rua Hipólito Henrique Pfleger), no bairro Areias, próximo à loja 1001 Parafusos.
A determinação partiu do prefeito Orvino Coelho de Ávila, após vistorias técnicas realizadas pelo secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, que identificarem pontos críticos de estrangulamento do rio sob as estruturas viárias. De acordo com o secretário Nardi, as pontes foram construídas há mais de 20 anos sem a previsão adequada de passagem da água em períodos de chuvas intensas. “Existe uma base de concreto sob as pontes que reduz significativamente a seção do rio, dificultando a vazão e fazendo com que, em dias de grandes chuvas, a água saia da calha e provoque alagamentos”, explicou.
Segundo o secretário, a distância reduzida entre uma calha e outra, aliada às estruturas de concreto utilizadas para proteção dos aterros, cria um grande gargalo hidráulico no trecho. “É um problema que só pode ser resolvido com um trabalho de engenharia, que permita a retirada ou adequação dessas estruturas para aumentar a vazão das águas do Rio Três Henrique”, afirmou Nardi Arruda.
Além dos impactos na drenagem urbana, o secretário destaca que a intervenção também pode contribuir para a solução de um problema social. Atualmente, as bases de concreto sob as pontes acabaram se transformando em áreas de abrigo para pessoas em situação de rua, com relatos de consumo de drogas e sensação de insegurança, especialmente no período noturno. “A passagem de pedestres fica prejudicada e o local se torna um esconderijo, gerando medo para quem circula pela região”, acrescentou.
Paralelamente à notificação da concessionária, a Secretaria de Infraestrutura segue com o trabalho de desassoreamento do leito do Rio Três Henrique, no trecho que vai até a Rua Fagundes Varela, em Areias. A previsão é retirar cerca de 300 metros cúbicos de lodo e areia, que serão devidamente descartados conforme a legislação ambiental.
“O objetivo principal do desassoreamento é melhorar a drenagem e a vazão das águas, por meio da limpeza dos cursos naturais e da remoção de resíduos, sedimentos e vegetação acumulada, que acabam provocando alagamentos”, reforçou o secretário. As ações fazem parte do conjunto de medidas permanentes adotadas pela Prefeitura de São José para a prevenção de enchentes e a melhoria da infraestrutura urbana.





