A Semana da Pátria começa nesta segunda-feira, 2, com uma solenidade no Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis, a partir das 16h. O local receberá o fogo simbólico, que representa o ardor patriótico do povo brasileiro. Este ano marca o 202º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil.
O fogo simbólico sairá do Quartel Histórico do Corpo de Bombeiros Militar (Rua Visconde de Ouro Preto, nº 549), às 15h50, em direção ao Palácio Cruz e Souza. Durante o trajeto, militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), além de integrantes da Polícia Civil, da Polícia Científica, da Polícia Penal e da Guarda Municipal de Florianópolis, farão o revezamento na condução da tocha.
A solenidade de abertura da Semana da Pátria é organizada pelo Governo do Estado e pela Liga da Defesa Nacional, que é uma entidade cívico-cultural fundada por um grupo de patriotas em 7 de setembro de 1916, sob a liderança do poeta Olavo Bilac. A Liga da Defesa Nacional tem por finalidade elevar o patriotismo e o civismo, especialmente em ações voltadas à juventude.
Participam da abertura da Semana da Pátria os contingentes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, além da Polícia Civil, da Polícia Científica, da Polícia Penal e da Guarda Municipal de Florianópolis.