Hoje é quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSESC Saúde da Mulher começa a atender no Multiuso nesta segunda (17)

SESC Saúde da Mulher começa a atender no Multiuso nesta segunda (17)

Unidade móvel vai ofertar exames de mamografia e preventivo do câncer do colo de útero

spot_img

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), instalou mais uma unidade móvel no Centro Multiuso. Os atendimentos serão direcionados à Saúde da Mulher, com a oferta de exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). Diariamente estão previstos 21 exames preventivos e 21 mamografias por dia. O Sesc Saúde Mulher vai iniciar as atividades a partir de segunda-feira (17).

Ninguém espera ter câncer. Muitos até evitam falar essa palavra. Mas estar atento e fazer os exames periodicamente é algo que não pode ser ignorado. A unidade móvel realiza os serviços de rastreamento do câncer de mama, com exame de mamografia e rastreamento do câncer do colo do útero, com exame citopatológico (preventivo), além de ações de promoção em saúde.

Estrutura

A estrutura do Saúde da Mulher é do SESC e tem ambiente propício para a realização de exames e conta com equipamentos como mamógrafos digitais. A unidade móvel permanecerá no Município até dia 30 de junho.

Atendimentos

Os serviços serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h40 às 11h40 e das 13h20 às 16h40. Os agendamentos serão realizados pelas Unidade Básica de Saúde (UBS). As interessadas devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para realizar o agendamento.

Expectativa

A expectativa é realizar 900 mamografias e 900 exames citopatológicos do colo do útero durante o período de permanência do caminhão no município. Podendo chegar a capacidade máxima de 1051 exames.

Estatísticas

Considerado uma importante ferramenta na prevenção e combate ao câncer, o projeto busca ampliar o acesso à saúde e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, doença que deve afetar 13 a cada 100 mil mulheres em 2023, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa