A 2ª Bienal do Livro de São José já está ganhando forma! Na sexta-feira (17), às 14h, foi realizado na Casa da Cultura o sorteio dos espaços destinados aos expositores que participarão do evento. A ação contou com a presença de cinco representantes, garantindo a lisura e a transparência de todo o processo.
Durante o encontro, os participantes puderam escolher seus espaços de exposição de forma democrática e organizada. Os estandes que não foram selecionados pelos presentes serão definidos posteriormente, seguindo os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, destacou a importância de conduzir todas as etapas do evento com clareza e seriedade.“Fizemos questão de realizar o sorteio de forma pública e transparente, com a presença dos representantes dos expositores. A Bienal é um evento que pertence à cidade e à comunidade cultural josefense, por isso, cada etapa é conduzida com responsabilidade e diálogo”.
Com mais essa etapa concluída, os preparativos seguem em ritmo acelerado para a 2ª Bienal do Livro de São José, que acontecerá entre a próxima quinta-feira (23) e domingo (26), no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Beira-Mar de São José. O evento promete reunir milhares de pessoas em uma grande celebração da literatura, da arte e da cultura local.
Movimento cultural
Mais do que um encontro literário, a Bienal representa um importante movimento cultural e econômico para o município, envolvendo escritores, editoras, livreiros, artistas e empreendedores. O público poderá conferir feira de livros, espaços gastronômicos, feira de artesanato, lançamentos de autores independentes, palestras, mesas de debate, oficinas, apresentações teatrais, contações de histórias, música, poesia e manifestações folclóricas, como o tradicional Grupo Boi de Mamão.
O sábado (25) e domingo (26) será ainda mais especial, com a realização da Feira da Freguesia – Edição Especial do Dia das Crianças, que vai oferecer atividades recreativas, apresentações artísticas, pintura facial, brinquedos infláveis, oficinas e distribuição de livros infantis — tudo isso em meio ao clima literário da Bienal.
“Nosso compromisso é transformar São José em referência cultural, e a Bienal do Livro é uma das maiores expressões desse objetivo, porque incentiva a educação, a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, o evento movimenta a economia local, atrai visitantes e valoriza nossos talentos e empreendedores”, completou Toninho da Silveira.
Segundo o diretor de Cultura, Cleyton Medeiros, esta edição será ainda mais estruturada e acolhedora.“Estamos preparando uma Bienal organizada e completa, com foco na diversidade literária e na valorização dos autores locais. Cada detalhe está sendo pensado para oferecer uma experiência única a quem vier prestigiar o evento”, afirmou.
Na última edição, realizada em 2022, a Bienal reuniu cerca de 50 mil visitantes em cinco dias de programação. A expectativa para 2025 é superar esse número, consolidando São José como um dos principais polos culturais de Santa Catarina.
SERVIÇO:
Evento: 2ª Feira do Livro de São José – Bienal do Livro 2025;
Data: 23 a 26 de outubro de 2025;
Local: Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) – Avenida Acioni Souza Filho, Beira-Mar de São José;
Entrada gratuita.