A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou na noite desta terça-feira (7) a apreensão de uma submetralhadora artesanal de uso restrito durante uma ação realizada no bairro Barreiros, em São José.
A ocorrência foi registrada por volta das 19h30, quando as guarnições identificaram um veículo suspeito transitando nas proximidades do viaduto da comunidade Chico Mendes. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado no interior do automóvel, porém um dos ocupantes apresentou nervosismo e acabou admitindo que possuía uma arma de fogo artesanal em sua residência.
As guarnições deslocaram até o endereço indicado, onde localizaram uma submetralhadora artesanal cromada, com carregador alongado e uma munição. O armamento, sem marca ou número de série, possui alto poder de fogo e características semelhantes ao modelo norte-americano MAC-10, desenvolvido na década de 1970 e conhecido pela alta cadência de disparos.
De acordo com informações levantadas, armas de fogo desse tipo costumam ser fabricadas de forma artesanal por ferreiros ou armeiros cooptados por organizações criminosas, apresentando potência e letalidade comparáveis às versões originais.
O responsável pelo armamento foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com a arma de fogo e a munição apreendida, à Central de Plantão Policial (CPP) para os procedimentos legais cabíveis.