spot_img
Hoje é quarta-feira, 8 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALTurismo internacional em SC cresce mais que no Rio de Janeiro e...

Turismo internacional em SC cresce mais que no Rio de Janeiro e a média do Brasil

No último ano, Destino Floripa & Região realizou ações de promoção do turismo em 21 destinos nacionais e internacionais

spot_img

Santa Catarina registrou em 2025 um crescimento de turistas internacionais superior à média no País e ao principal destino brasileiro de visitantes estrangeiros, o Rio de Janeiro, segundo dados divulgados pela Embratur nesta terça-feira (7/8). De janeiro a setembro, em comparação com o mesmo período de 2024, o fluxo desse turismo aumentou 65,2% em Santa Catarina, 51,7% na capital fluminense, e 45% na média geral do Brasil. O Estado também ultrapassou em agosto a meta do Plano Anual de Turismo para este ano.

Foram quase 600 mil turistas internacionais chegando ao Estado até o mês passado, com destaque para Argentina e Chile. Nos primeiros nove meses de 2025, 391.975 hermanos desembarcaram em Santa Catarina, um aumento de 67,01%, seguido dos chilenos, com 151.599, um crescimento de 51,75%. Os uruguaios somaram 8,7 mil, e os paraguaios 7,4 mil, além de 5,1 mil norte-americanos, segundo a Embratur.

“É claro que a proximidade do nosso Estado com os países que são os maiores emissores de visitantes é um fator que impacta esse dado. Mas o aumento também se deve à atuação integrada do trade para a ampliação do número de voos para cá e, sobretudo, de um trabalho estratégico de divulgação das nossas potencialidades diretamente nesses mercados, onde capacitamos profissionais que ajudam o turista a decidir seu destino sobre os atrativos da nossa região. Isso coloca no radar dos visitantes outros destinos além dos mundialmente conhecidos, como o Rio de Janeiro, por exemplo”, considera o presidente do Destino Floripa & Região, Mário Costa Júnior.

A atuação da entidade, um convention & visitors bureau, é regional. Mas como a Capital é considerada um destino indutor, acaba contribuindo para o aumento do fluxo de visitantes em todo o Estado. A apresentação de roteiros regionalizados a agências de viagem, operadoras de turismo, jornalistas e influencers nesses países, iniciada este ano pelo Destino Floripa & Região, também amplia o movimento para outras cidades. A estratégia busca reter o turista por mais tempo e ampliar o raio de movimentação econômica.

A entidade internacionalizou suas ações há três anos, com o projeto Florianópolis Day, pelo qual visita destinos potenciais emissores de turistas para apresentar informações estratégicas sobre os atrativos locais, infraestrutura turística, voos, roteiros de natureza, turismo de experiência, cultura, gastronomia, esportes e negócios. São capacitados profissionais de turismo e também jornalistas e influencers, que também são convidados para Famtours em Florianópolis e região.

No último ano as ações do Florianópolis Day alcançaram 21 destinos nacionais e internacionais, com a capacitação de mais milhares de profissionais do turismo em sete países: Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Costa Rica e diversos estados do Brasil. O Florianópolis Day conta com um workshop de capacitação e também com visitas individualizadas às maiores operadoras de turismo de alguns destinos, como o Chile, que em 2025 recebeu a equipe do Destino Floripa & Região para ações no primeiro e no segundo semestre.

“O Florianópolis Day é uma oportunidade única para consolidar a Grande Florianópolis como um dos destinos favoritos dos visitantes internacionais, impulsionar novos negócios e fortalecer ainda mais a parceria entre o trade turístico”, destaca a gerente executiva do Destino Floripa & Região, Elaine M. Nevez, que conduz o projeto.

O planejamento da entidade para 2026 contempla 25 ações em mercados nacionais e internacionais, sendo duas no Chile, duas na Argentina e as demais no Uruguai, Paraguai e Peru, este aproveitando o novo voo direto entre Florianópolis e Lima, que começa a operar em dezembro deste ano pela Latam. O trabalho chegará também a São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, tradicionais e potenciais mercados emissores de turistas, e 13 das mais importantes feiras turísticas mundiais, incluindo eventos em Portugal, Chile, Costa Rica e Argentina.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa