Hoje é quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioPOLÍTICAAdjuntos assumem comando de secretarias municipais em São José

Adjuntos assumem comando de secretarias municipais em São José

Charles Colzani responde pela Cultura e Turismo; Rose Bartucheski pelo Desenvolvimento Econômico e Inovação; prefeito assina convênios do PAC

spot_img

O prefeito Orvino Coelho de Ávila deu posse a dois novos secretários para as áreas do Desenvolvimento Econômico e Inovação, e Cultura e Turismo do Município. Os secretários já atuavam como adjuntos e nesta sexta-feira (14) assumiram como titulares.

“O trabalho está andando e para ficar ainda melhor, temos de no cercar de boas pessoas. Tenho certeza que estou cercado de boas pessoas para dar continuidade aos trabalhos”, pontuou o prefeito Orvino, ressaltando o trabalho de servidores e secretários municipais.

O vice-prefeito Michel Schlemper recordou que os secretários já estavam atuando nas áreas, pondo em prática o plano de governo da gestão, na busca do desenvolvimento de São José. “Agora, com a responsabilidade maior de ser o titular de ambas as áreas, vão chegar pisando no acelerador, para atender as expectativas da população josefense”, observou.

Momento especial foi como definiu o novo secretário de Cultura e Turismo, Charles Colzani. “Agradeço imensamente a oportunidade de estar assumindo uma pasta que eu já venho desde 1996 trabalhando”. Charles lembrou também da equipe que segue na parceria, desenvolvendo um excelente trabalho pela área no Município.

Rose Bartucheski agradeceu a confiança e o prestígio que os prefeitos Orvino e Michel tiveram ao nomeá-la secretária. “Tenho certeza que me empenharei, com todas as minhas forças e também a equipe, para que a gente possa fazer um belo trabalho”. A secretária já apresentou uma relação de projeto e programas para a nova fase da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

REPRESENTANTES

Para representar a comunidade, a ex-vereadora de São José, Elenita Gerlach Koerich, que tem relação com a cultura municipal, pontuou que os escolhidos farão um grande trabalho pelas áreas. “Tenho certeza que essas duas pessoas, Charles e Rose, junto com toda a equipe muito trabalhadora da Prefeitura, irão colocar São José cada vez mais alavancar essa força que o povo josefense tem”, assinalou.

A vereadora Gilmara Bastos representou a Câmara de Vereadores na solenidade. Ela recordou o período em que esteve na Secretaria de Cultura e Turismo. “Nós trabalhamos juntos por dois anos. Aprendi muito com o Charles.

Ele tem a identidade da cultura. Valeu muito a pena, pois durante toda essa minha trajetória, vou poder defender mais essa pasta do Município na Câmara”, lembrou Gilmara.

PAC

O PAC chega ao terceiro ano no Município atendendo diversos bairros com cursos, oficinas e apresentações. Neste ano, foram selecionados 15 projetos. Para representar os selecionados, os oficineiros Thiago Stahelin e Ricardo Klava assinaram os convênios para o período de oito meses, sendo o tempo de vínculo com a secretaria. Nesse período, cada oficineiro receberá uma parcela dos R$ 12 mil investidos em cada oficina cultura.

“Esse projeto ele veio com uma importância muito grande, com a ideia de descentralizar a cultura em São José. É o meu segundo ano no projeto. Ano passado, tive a experiência de ministrar aulas no CEM Antônio Francisco Machado e ver a necessidade que a comunidade tem da cultura. Estar dentro da comunidade, foi muito importante como uma grande experiência de vida”, contou Thiago Stahelin.

Criado em 2021 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o PAC – Projeto Arte e Cultura Por Toda São José visa ampliar o acesso à cultura e à informação, incentivando projetos culturais e oportunizando manifestações artísticas nas diversas localidades. Entre as modalidades oferecidas estão: Música, Dança, Teatro, Canto e Coral, Cultura Popular e Expressões Artísticas e Culturais Afro-Brasileiras.

As aulas são ministradas por professores selecionados por meio de edital que possui validade de um ano. Os oficineiros selecionados ficam responsáveis pelas inscrições dos alunos e pelos locais de realização das oficinas.

No final de cada ano, é feito uma mostra referente ao processo e desenvolvimento dos alunos participantes, com apresentações realizadas na programação cultural do Município.

No primeiro ano de funcionamento, o PAC São José realizou 10 oficinas que atenderam diretamente 570 famílias em 27 localidades do Município. Em 2022 o projeto contou com aumento de 15% na adesão, com 716 inscritos nas 11 oficinas oferecidas e cerca de 10 mil pessoas direta ou indiretamente atingidas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa