Bolo de cenoura com cacau, geleia de banana e suco de abacaxi com hortelã foram algumas opções saborosas, saudáveis e sem açúcar, degustadas pelas diretoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino. A ideia é incorporar as receitas ao cardápio da alimentação escolar de São José a partir do segundo semestre deste ano.
Em palestra na quinta-feira (13), organizada pelo setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação, os diretores conheceram as novas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, proíbe a oferta de alimentos ultraprocessados e adição de açúcar ou mel para crianças entre 0 a 3 anos, e também recomenda cardápios com variedade nutricional para diversas faixas etárias.
O evento teve como palestrante a nutricionista Roberta Ribeiro, da Coelfer, empresa vencedora da licitação e responsável pelo preparo dos alimentos na rede municipal de ensino. A profissional destacou a importância de influenciar as crianças na formação de bons hábitos alimentares, visando o desenvolvimento saudável e a potencialização da aprendizagem. “Com a degustação das preparações, o objetivo foi mostrar como há diversidade nas comidas naturais e no adocicado das frutas, para que não só as crianças, mas também os adultos adaptem seus paladares para uma alimentação mais saudável e nutritiva”, frisou a nutricionista.
As diretoras demonstraram interesse pelas receitas. “Todos os alimentos me impressionaram, mas o patê verde se destacou no sabor refrescante”, citou a diretora do CEI José Nitro, Patrícia Machado Romão.
A adaptação do cardápio da alimentação escolar da rede municipal de ensino buscará alternativas saudáveis, nutritivas e em conformidade com as diretrizes, respeitando a aceitabilidade das crianças. “O interessante deste momento é que além de trazer a importância dos valores nutricionais, busca também o prazer, unindo o quê e o porquê da comida natural”, salientou a coordenadora do Setor Infantil da Secretaria de Educação, Márcia Rizzaro.