Hoje é domingo, 8 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCardápio sem açúcar vai chegar na merenda escolar de São José

Cardápio sem açúcar vai chegar na merenda escolar de São José

Receitas adaptadas às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar disponibilizadas a partir do segundo semestre

Bolo de cenoura com cacau, geleia de banana e suco de abacaxi com hortelã foram algumas opções saborosas, saudáveis e sem açúcar, degustadas pelas diretoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino. A ideia é incorporar as receitas ao cardápio da alimentação escolar de São José a partir do segundo semestre deste ano.

Em palestra na quinta-feira (13), organizada pelo setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação, os diretores conheceram as novas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, proíbe a oferta de alimentos ultraprocessados e adição de açúcar ou mel para crianças entre 0 a 3 anos, e também recomenda cardápios com variedade nutricional para diversas faixas etárias.

O evento teve como palestrante a nutricionista Roberta Ribeiro, da Coelfer, empresa vencedora da licitação e responsável pelo preparo dos alimentos na rede municipal de ensino. A profissional destacou a importância de influenciar as crianças na formação de bons hábitos alimentares, visando o desenvolvimento saudável e a potencialização da aprendizagem. “Com a degustação das preparações, o objetivo foi mostrar como há diversidade nas comidas naturais e no adocicado das frutas, para que não só as crianças, mas também os adultos adaptem seus paladares para uma alimentação mais saudável e nutritiva”, frisou a nutricionista.

As diretoras demonstraram interesse pelas receitas. “Todos os alimentos me impressionaram, mas o patê verde se destacou no sabor refrescante”, citou a diretora do CEI José Nitro, Patrícia Machado Romão.

A adaptação do cardápio da alimentação escolar da rede municipal de ensino buscará alternativas saudáveis, nutritivas e em conformidade com as diretrizes, respeitando a aceitabilidade das crianças. “O interessante deste momento é que além de trazer a importância dos valores nutricionais, busca também o prazer, unindo o quê e o porquê da comida natural”, salientou a coordenadora do Setor Infantil da Secretaria de Educação, Márcia Rizzaro.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa