A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, lacrou mais quatro tubulações irregulares no bairro São João do Rio Vermelho. Durante a ação, um comércio foi intimado por concentração de materiais que podem acumular água e auxiliar na proliferação do Aedes aegypti. No decorrer das atividades, seis autos de intimação foram lavrados, com prazo para correção dos problemas variando em até 10 dias.
Todas as fiscalizações ocorreram na servidão Maurílio Nunes. Uma oficina mecânica localizada no endereço passou pelo teste do corante. Ao ser aplicado no estabelecimento, o líquido apontou irregularidades em uma das encanações, que estava conectada diretamente a um dos bueiros da servidão.
A tubulação foi lacrada com espuma de poliuretano. Além disso, o proprietário recebeu um auto de intimação para que seja providenciada a retirada de materiais que possam acumular água, como baldes e caixas. O prazo para adequação foi sinalizado como imediato pelo fiscal responsável.
Num terreno compartilhado, a Blitz vistoriou pelo menos duas residências. O primeiro imóvel apontou problemas com o descarte de esgoto da máquina de lavar, uma vez que a água usada no eletrodoméstico é levada por uma mangueira para o bueiro localizado próximo à casa, em via pública.
O auto de intimação lavrado decretou cinco dias para que seja organizada a ligação correta da água de máquina ao sistema de esgoto da edificação. Já a segunda casa, também intimada, terá prazo de 10 dias para fazer a retirada da lixeira de concreto privada da calçada da rua.
Um outro lacre em moradia foi realizado após constatar que o encanamento da edificação era despejado na sarjeta em frente ao imóvel. A intimação prevê prazo imediato para que o sistema de saneamento do local seja consertado. Outras duas residências visitadas tiveram tubulações lacradas em frente aos respectivos imóveis. Cada um registrou um bloqueio de encanamento, tendo em vista que os dois desaguavam em bueiros da via.
As ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.