As ações ligadas ao meio ambiente apresentam uma série de benefícios para a sociedade. A destinação correta dos resíduos, a melhoria da qualidade de vida, a redução dos impactos na natureza e o fortalecimento da economia através da criação de novos postos de trabalho são alguns dos destaques promovidos pelas ações sustentáveis.
De forma semelhante, a inclusão social também contribui concretamente para a construção de um mundo melhor. Ao disponibilizar chances para grupos que se encontram à margem da sociedade, é possível reforçar os valores de comunidade e construir coletivamente um presente e um futuro mais justo.
Atuando tanto na questão ambiental quanto na inclusão social, a Pró-CREP se consolidou como uma referência em todo o estado de Santa Catarina. Ações de voluntariado como almoço solidário ou brechós voltados ao consumo consciente, atividades de educação ambiental, coleta, tiragem e destino de materiais, coleta de óleo de cozinha e projetos agro-sustentáveis são algumas das realizações que fazem parte da agenda de trabalho da organização.
Nesta segunda-feira (15) a Pró-CREP realizou uma apresentação na Prefeitura de Palhoça, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas da administração municipal, para apresentar as principais ações e resultados de seu trabalho. Um aspecto que recebeu grande destaque no conteúdo apresentado foi, justamente, as práticas
ligadas à inclusão social como o acolhimento de imigrantes haitianos e a geração de oportunidades para dependentes químicos, deficientes físicos e apenados.
Para se ter uma ideia do crescimento das atividades realizadas pela organização, no biênio 2019/2020, havia um total de 38 associados que processaram aproximadamente 33 mil toneladas de resíduos por mês. No período de 2022/2023, o número passou para mais de 60 associados que foram responsáveis pelo processamento de mais de 51 mil toneladas/mês.
Entre os principais benefícios agregados para o município com a realização dos trabalhos estão a geração de renda, o desenvolvimento socioambiental, a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários, o fortalecimento da economia circular e a consolidação de Palhoça como um destino turístico sustentável.