Nesta terça-feira (29), 16 crianças da Escola Básica de Florianópolis Lupércio Belarmino da Silva tornaram-se oficialmente bombeiros mirins. A turma, que está no quinto ano do ensino fundamental, em tempo integral, aprendeu noções de prevenção, atendimento de primeiros socorros e como lidar com riscos de incêndios, perigo em atividades no meio aquático, em altura e nas regiões rurais e urbanas.
Na formatura, com os aplausos de professores e familiares, receberam um certificado e um boné.
A iniciativa é viabilizada pela parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, por intermédio da Divisão de Projetos Especiais, e o 1º Batalhão de Bombeiros Militares de Santa Catarina. A EBM Lupércio Belarmino da Silva foi a primeira deste ano a passar por treinamentos, uma vez que, devido à sua localidade, na Caieira da Barra do Sul, fica muito distante para chegada de socorro rapidamente.
O projeto iniciou em junho e se estendeu até julho. Toda terça-feira, das 9h às 10 horas da manhã, a criançada teve aulas. Os bombeiros mirins, para estarem aptos para a formatura passaram por uma prova, houve um simulado de princípio de incêndio na escola.
Sob os olhares dos adultos, os estudantes do quinto ano coordenaram a saída do prédio, indicaram externamente o ponto de encontro de professores, demais funcionários e estudantes. Também fizeram atendimento de primeiros socorros em algumas “vítimas”.
Conforme o coordenador de Prevenção da SME, Charles Schnorr, as crianças serão multiplicadoras de informações tanto na escola como no convívio familiar e demais ambientes e atividades de que participem. “O projeto valoriza o crescimento e desenvolvimento dessas crianças, para que se tornem os principais agentes de proteção de si mesmas”.
Para a secretária de Educação, Fabricia Luiz Souza, além do cunho preventivo, o projeto auxilia nas ações de integração com as áreas do conhecimento, apontando a necessidade e importância do uso rotineiro da Matemática, Ciência e Linguagem, principalmente no gerenciamento de situações adversas.
De acordo com o comandante do 1°Batalhão de Bombeiros Militar, coronel Daniel Muller Gevaerd, a iniciativa visa estimular nas crianças uma cultura mais crítica de proteção civil e de percepção de risco, contribuindo com a construção de uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.
Na última semana, dia 22, o projeto se deslocou para o Córrego Grande. Toda quarta-feira, das 9h às 10h, 26 crianças da unidade educativa passaram por aulas teóricas e práticas. Em setembro, 25 estudantes da Escola do Futuro Tapera, das 11h às 12h, serão beneficiadas com o Bombeiro Mirim.