Hoje é quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Publicidade
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALComeça mostra de educação infantil da rede municipal de Florianópolis

Começa mostra de educação infantil da rede municipal de Florianópolis

spot_img

A Secretaria de Educação de Florianópolis realiza até 29 de setembro a Segunda Mostra Cultural de Núcleos de Educação Infantil Municipais. A abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 5, com a exposição simultânea de projetos de nove unidades educativas no Hall da Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, na Praça XV de Novembro, 180. A visitação, indicada para todas as faixas etárias, será sempre das 12h às 18 horas.

Os projetos impulsionam debates sobre a perspectiva inclusiva por meio de Libras, da preocupação com o futuro a partir de propostas de sustentabilidade, da construção de identidade coletiva, da manutenção e ressignificação da tradição através das brincadeiras, dos brinquedos e espaços que são ofertados às crianças, da experiência sensorial com a natureza e da cidade e sua história.

Além disso, a partir do dia 11 de setembro serão promovidas rodas de conversa, oficinas e projeção de vídeo tendo como local a sala do Educativo do Museu de Florianópolis, também localizado na Praça XV, número 214.

Participam da iniciativa os núcleos de educação infantil Barreira do Janga (Saco Grande), Pequeno Príncipe (Morro das Pedras), Professora Maria Barreiros (Coloninha), Campeche (Campeche), Doralice Maria Dias (Vargem do Bom Jesus), Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras), Jardim Atlântico (Jardim Atlântico), Vila União (Vargem do Bom Jesus) e Irmão Celso (Agronômica).

Conforme a secretária de Educação de Florianópolis, Fabricia Luiz Souza, a mostra é um convite para todos possam conhecer e experimentar o que é vivido nos núcleos de educação infantil e refletir a respeito da infância e do princípio educativo da inclusão. Além de expressar cultura, arte e as experiências das crianças nas unidades da rede municipal de ensino.

A coordenação da Segunda Mostra Cultural é da Diretoria da Educação Infantil, por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil.

*PROGRAMAÇÃO*

*RODA DE CONVERSAS, OFICINAS E PROJEÇÃO DE VÍDEO*

*_11/9 – SEGUNDA-FEIRA_*

9H – RODA DE CONVERSA – NEIM BARREIRA DO JANGA

De uma canoa produzida de papelão fez-se um projeto cheio de significados sobre a cultura e história de Florianópolis. As vivências no NEIM Barreira do Janga perpassaram a origem do nome e a magia da Ilha até a influência arquitetônica.

Participação da professora Bárbara Rafaela Brummer.

14H – OFICINA – NEIM PEQUENO PRÍNCIPE

Será dedicada ao compartilhamento de processos de produção da identidade coletiva a partir das experiências lúdicas no cotidiano das crianças do NEIM Pequeno Príncipe. Esse compartilhamento se dará também em um convite à brincadeira.

Com as professoras Laís Elena Vieira, Fabiana Odete Nair Moreira, Andreia Maria Sodré Chagas e Cristina Irene Barbosa.

16H – OFICINA – NEIM PROFESSORA MARIA BARREIROS

O que minhas mãos querem dizer: conhecendo o nome em Libras. Nesta oficina será apresentado o Alfabeto Manual a partir da primeira letra do nome dos participantes. Com as professoras Renata Aparecida das Neves Bernardini e Walquíria Peres de Amorim.

*_15/9 – SEXTA – FEIRA_*

9H – RODA DE CONVERSA – NEIM CAMPECHE

Ao longo dos seus 40 anos a unidade educativa construiu como marca do seu trabalho o viver e conhecer os espaços do bairro, na busca pelo fortalecimento da memória local, suas histórias e da preservação das culturas. Nesta roda de conversa será compartilhado um pouco do trajeto vivido.

Com a professora Claudinéia Silva.

14H – RODA DE CONVERSA – NEIM CAMPECHE

Há uma aproximação da obra de Portinari, que conseguiu retratar a infância de forma sensível e realista, capturando a essência das crianças brasileiras, em diferentes contextos nas suas obras. Realizou dessa forma um registro histórico e cultural da infância no Brasil a partir de 1932, com características marcantes de simplicidade e ternura, ingenuidade e lirismo do pintor.

Com a professora Melissa Weber.

*_25/9 – SEGUNDA – FEIRA_*

14H – SESSÃO COMENTADA – NEIM PROFESSORA MARIA BARREIROS

Em 2023 a Lei de Libras comemora 21 anos. A lei abriu portas para a divulgação da Língua Brasileira de Sinais no território nacional. Para comemorar essa data, foi   produzido um vídeo no NEIM Professora Maria Barreiros apresentando o Projeto de Libras na interação de famílias, professores e crianças.

Com as professoras Renata Aparecida das Neves Bernardini e Walquíria Peres de Amorim.

16H –RODA DE CONVERSA- NEIM DORALICE MARIA DIAS

Sustentabilidade: semeando saberes. Serão apresentadas as ações concretizadas no NEIM Doralice Maria Dias a partir de um projeto de sustentabilidade que surge da preocupação coletiva com o meio ambiente.

Com as professoras Tatiana Terezinha da Silveira, Cristiane Veronica Soares, Esther Lorizolla Cordeiro e Janaína Fagundes dos Santos.

*_27/9 – QUARTA-FEIRA_*

9H – RODA DE CONVERSA – NEIMS DORALICE TEODORA BASTOS E JARDIM ATLÂNTICO

O brincar e suas materialidades: protagonismo de crianças e adultos

O brincar não envolve necessariamente brinquedos acabados, com funções pré-determinadas. Tanto nos Territórios Brincantes produzidos no NEIM Doralice Teodora Bastos, quanto nos brinquedos não estruturados oferecidos no NEIM Jardim Atlântico os brinquedos são meios de encontros, preparados e organizados coletivamente para uma vivência dinâmica, estética e criativa.

Nessas propostas, a criança é a protagonista e conduz seu próprio ritmo de exploração e experimentação com as materialidades e a natureza.

Com as professoras Cristina Doneda Losso, Fernanda Edite Ferreira e Ronaldo Lopes Vieira (NEIM Jardim Atlântico), Simone Cristiane Silveira Cintra, Manuela Marques Lalane Nappi, Márcia Eliza de Souza e Patrícia Lúcia Barbosa da Silva (NEIM Doralice Teodora Bastos).

*_28/9 – QUINTA-FEIRA_*

14H • OFICINA – NEIMS DORALICE MARIA DIAS, VILA UNIÃO E IRMÃO CELSO

A natureza oferece matéria-prima abundante para a produção de tintas naturais. Nessa proposta coletiva, as oficineiras trabalharão com a extração, preparo e aplicação em papel canson e pequenas telas de algodão, com os pigmentos de açafrão, urucum, café e beterraba.

Com as professoras Cristiane Soares, Janaína e Esther Lorizolla (NEIM Doralice Maria Dias), Camila Alkimin, Márcia de Oliveira Carlos e Francisca M. P. Martins (NEIM Vila União) e Kamilla Bittencourt (NEIM Irmão Celso).

*_29/9 – SEXTA-FEIRA_*

14H • RODA DE CONVERSA – NEIMS PARTICIPANTES DA MOSTRA

Arte, estética e cotidiano pedagógico: percurso de produção coletiva de uma mostra cultural. Serão compartilhadas referências teóricas e um pouco do percurso coletivo de produção e mediação da Mostra Cultural ao longo do curso “Arte, estética e cotidiano pedagógico”, dando enfoque especialmente no processo dialógico entre a proposta educativo-pedagógica e a ação cultural do projeto.

Com Karine Joulie, Juliana Müller e Rafael Spinelli (produção) e professoras dos NEIMs integrantes da Mostra.

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa