A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, interditou um lavacar localizado na Rodovia João Gualberto Soares, no bairro São João do Rio Vermelho, após realizar uma ação de retorno ao local, bem como na região do Muquém.
Na ocasião, a equipe de vistorias voltou ao estabelecimento após prazo estipulado em 1° de agosto, quando foi solicitado ao proprietário a correção do sistema individual de tratamento de esgoto, que apresentava obstruções, extravasamentos e sobrecarga no sistema, além de ausência de caixa separadora de água e óleo.
Na chegada ao empreendimento, na segunda-feira (4), a equipe técnica foi recebida com ofensas por parte de colegas do proprietário, enquanto este afirmava não ter realizado nenhuma das adequações combinadas e, também, que não as faria. O proprietário ainda garantiu que não poderia ter seu estabelecimento interditado pela equipe. Na sequência, agentes da Visa (Vigilância Sanitária Municipal), também integrantes da Blitz Sanear, decretaram a interdição do espaço. O estabelecimento poderá operar normalmente após cumprir as adequações estipuladas.
Na Servidão das Tulipas Vermelhas uma segunda denúncia apontou que uma das construções do endereço estaria lançando esgoto diretamente na rede pluvial da rua. No local, foi possível identificar que a edificação não estava com tubulações conectadas à rede de drenagem, mas expostas a céu aberto. Foi lavrada autuação por parte da Visa e executados quatro lacres.
Na Servidão Canaã, um imóvel teve uma tubulação lacrada pela equipe de fiscalização em passagem anterior do serviço no local, no entanto, uma denúncia afirmou que o responsável teria rompido o bloqueio dos canos. Ao visitar a região, foi possível confirmar a informação e refazer o lacre. A equipe buscou contato com o morador, mas ainda não obteve retorno.
A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções ou denúncias contra crimes ambientais e de saúde relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à Ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A Blitz Sanear é um programa executado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.