Depois do III Destaques das Bienais de Arquitetura, apresentado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com exposição internacional ocupando o MASC, as Salas Lindolf Bell e o teatro Ademir Rosa, o evento chega a sua quarta edição. Será um ciclo de palestras presenciais e virtuais de arquitetos e urbanistas, além de uma importante exposição virtual de projetos de destacados profissionais da área.
Presencial, o evento será realizado entre 17 e 20 de outubro. A solenidade de abertura será na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), junto ao Espaço Primavera, na SC-401, com duas palestras. A primeira do brasileiro Marcelo Gomes, diretor do grupo Pedra Branca, que discorrerá sobre o novo projeto urbano em Joinville – o Cidade das Águas. A ideia terá como âncora cultural a futura sede do Musicarium, composto por uma academia de música e uma sala de concertos para 700 pessoas.
Em seguida o arquiteto paraguaio Solano Benitez, que traz na bagagem prêmios como o Swiss Architectural Award (SUI), o AIA Honorary Fellowship (EUA) e o cobiçado Leão de Ouro da Bienal Internacional de Veneza, fará sua apresentação.
As palestras seguintes, entre 18 a 20 de outubro, complementam o ciclo de eventos presenciais, todas no Museu Escola da Cidade e proferidas por arquitetos catarinenses.
As explanações virtuais de arquitetos de outros estados do Brasil e latino-americanos serão a partir de 23 de outubro, no canal do
IV DBA do Youtube, juntamente com a exposição e as palestras presenciais que serão gravadas e disponibilizadas a todos.
O evento é destinado ao público geral, profissionais e estudantes. As palestras serão ilustradas com vídeos, fotos, desenhos e croquis.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura/SC (ASBEA/SC), do Instituto de Arquitetos do Brasil/SC (IAB/SC) e do Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina. O curador do evento é o jornalista e crítico de arquitetura Vicente Wissenbach, que organizou os três primeiros junto com o saudoso arquiteto André Schmitt. A produção está a cargo da empresa Archimidia Produções, que também organizou as anteriores e o evento é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
A partir desta edição, o evento será realizado a cada dois anos, com o nome de Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Será a segunda bienal do setor no país – somando a da capital paulista, realizada pelo Fundação Bienal de São Paulo, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil.