Florianópolis sedia nos dias 11 e 12 de julho o 11º Encontro do Administrador Hospitalar do Estado de Santa Catarina, promovido pela Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC) em parceria com a Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC). Um dos principais destaques da programação é Daniel Shiraishi, co-fundador e CEO da Fin-X, que apresentará na sexta-feira, 12, a palestra “Transparência e Visibilidade: Tecnologia Aplicada Para Evoluir na Gestão das Filas de Cirurgias nos Hospitais”. A gestão das filas de cirurgias é um dos componentes mais complexos na administração hospitalar, que envolve uma gama de profissionais diversos e um ambiente dinâmico e propenso a intercorrências.
“As cirurgias representam uma parte significativa dos custos e receitas do setor de saúde, e uma administração eficiente desse processo é essencial para os resultados dos hospitais”, avalia Daniel. Para ele, a gestão das filas de cirurgias exige uma coordenação cuidadosa entre diferentes sistemas e documentações. “Além de lidar com as filas do SUS, Saúde Suplementar e Particular, cada uma com suas necessidades específicas e particularidades regionais e culturais”, explica.
Para enfrentar esses desafios, Shiraishi desenvolveu uma solução tecnológica flexível que abrange digitalização, eficiência, visibilidade em tempo real e dados para a gestão dessa unidade operacional de alto impacto. No 11º Encontro do Administrador Hospitalar do Estado de Santa Catarina, Daniel apresentará desafios e soluções práticas para melhorar a eficiência da gestão das filas de cirurgia, utilizando a tecnologia como aliada. “Ter oportunidades como esta para levar soluções e alternativas de melhorias para os hospitais, discutir e debater alternativas e unir os executivos para pensar juntos em como evoluir no tema é de grande valor para o setor”, diz.
Shiraishi acredita que a tecnologia será cada vez mais aplicada para resolver os problemas e desafios da área da saúde. O profissional destaca que ações para buscar eficiência operacional terão prioridade na gestão dos hospitais, especialmente diante dos enormes desafios financeiros enfrentados pelo setor. Projetos envolvendo maior integração entre prestadores e pagadores, tanto no público quanto no privado, estão se tornando mais comuns, com o uso de tecnologia e a revisão de modelos de negócio e contratos.
Sobre o 11º Encontro do Administrador Hospitalar
O evento, com uma programação diversificada, inclui palestras de 17 especialistas renomados em áreas como gestão de filas de cirurgias, arquitetura hospitalar, gestão de serviços de saúde, inovação, excelência em atendimento e sustentabilidade. O tema deste ano, “Olhando para o Futuro: Desafios e Oportunidades na Gestão da Saúde”, aborda os desafios e oportunidades na gestão da saúde.
Confira a programação completa no site da no site da FEHOSC.