O Bloco Filhas e Filhes de Eva realizará seu primeiro cortejo no dia 24, iniciando uma série de apresentações do projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias”. O evento, que homenageará Margarete da Rosa Vieira, carinhosamente conhecida como Marga, marca o início de uma jornada cultural que destaca a importância de mulheres e pessoas não-binárias na cena artística de Florianópolis.
Coordenadora do Baque Mulher Floripa e Baiana Rica no Arrasta Ilha, Marga, será a primeira homenageada pelo cortejo, que percorrerá o trajeto do Miramar até o Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos, no Centro. A apresentação promete emocionar e inspirar todos ao celebrar a trajetória de uma mulher com atuação fundamental e relevante para a cultura local.
O projeto “Flores em Vida no Jardim das Delícias”, contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo D+SC 2023, tem como meta reconhecer a contribuição de mulheres de destaque no cenário cultural da cidade. A iniciativa ressignifica as diretrizes culturais ao dar visibilidade a figuras femininas, especialmente negras, nas áreas da música, capoeira, dança e maracatu.
Segundo Eva Figueiredo, regente, instrumentista e idealizadora do Bloco Filhas e Filhes de Eva, “o carnaval de Floripa a cada ano cresce na modalidade sopros e percussão (fanfarras). Ter um trabalho apenas de mulheres e pessoas não-binárias coloca um novo colorido nessa diversidade de propostas sonoras, repertórios e brincadeiras. O impacto do nosso projeto se percebe pelo enorme número de mulheres procurando o estudo dos instrumentos de sopro e também nos olhos do público que a cada cortejo sempre comparece, se impressiona e se comove.”
Além de Marga, o projeto celebrará outras três mulheres ao longo do segundo semestre de 2024: Elma Silva Weba (Mestra Elma), Silvia Beraldo e Aldelice Braga (Nêga). Cada cortejo acontecerá em um local simbólico para cada uma, promovendo momentos de reflexão e inclusão.
Sobre Bloco Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias
Em novembro de 2022, Eva Figueiredo, saxofonista e regente, junto com outras mulheres, convocou um grupo para formar o primeiro coletivo de sopros e percussão formado apenas por mulheres e diversidades de gênero em Florianópolis. A estreia no carnaval de 2023 impactou a cena cultural, dando visibilidade a uma série de instrumentistas, arranjadoras e profissionais da música, pautando um novo horizonte sobre o tema da equidade de gênero nos trabalhos musicais da cidade.
O grupo foi fortemente celebrado por sua excelência musical e com isso rapidamente ganhou destaque. Com esse impacto, mesmo recém-formado, o coletivo recebeu um convite para tocar no mais renomado festival de música instrumental da cidade, o Floripa Instrumental, que recebe todos os anos grandes nomes da música instrumental brasileira. De lá pra cá o grupo esteve presente nos principais festivais e eventos da cidade, entre os quais se destacam o Bourbon Jazz Festival e o Festival Lanterna Mágica, além da abertura de shows de grandes artistas nacionais como Lenine, em 2023, e Maria Gadu, neste ano.
Serviço:
O quê: Cortejo do Bloco Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias
Quando: 24 de agosto, a partir das 11h
Onde: Do Miramar ao Instituto Arco Íris de Direitos Humanos, Centro
Quanto: Evento aberto ao público