No dia 31 de outubro, às 16h30, o pitoresco Ribeirão da Ilha, será o cenário de uma cerimônia que promete encantar a todos. A jornalista e colunista Yula Jorge se unirá a Roberto Pacheco em um casamento inspirado no Festival Celta de Beltane (Festa do Fogo) e no Dia das Bruxas, ambos comemorados na mesma data. “Na ilha das bruxas, um chamado do coração… para sermos estrelas em constelação”, assim começa o convite escrito por Yula, que também é escritora e carrega nas veias o sangue poético de Cora Coralina, sua tia-bisavó.
A ideia de ‘constelar’ inicia com o dress code dos convidados, que inclui tons de prata, grafite, cor de lua e estrela – 50 tons de cinza! E não tem a ver com o livro ou o filme, mas com um visual que promete render registros memoráveis. “Afinal, ‘gente é para brilhar’. Bora colocar nossa luz interior para resplandecer”, revela a jornalista.
O convite estilizado tem as mãos do artista plástico Luciano Martins, um dos mais renomados de Santa Catarina, que eternizou os noivos em uma obra de arte. E a decoração, feita pela madrinha dos noivos, Rosangela Buitoni, junto com Willian Fernandes, também promete surpreender com rusticidade e requinte.
A cerimônia, coordenada por Mari Ferraz, será celebrada pela apresentadora de TV Laine Valgas, amiga da noiva que acompanha essa genuína história de amor há mais de seis anos.
Apesar da diferença de 20 anos – com Roberto aos 30 e Yula com seus “maravilhosos 50”, como ela mesmo diz – o casal prova que amor não tem idade. “Sorte a dele que me conheceu com repertório afinado. Sorte a minha que vivi metade da minha vida de maneira plena e a outra metade espero passar ao lado do cara mais legal do mundo”, compartilha a jornalista, que recentemente celebrou a perda de 40 quilos e se prepara para mais transformações enquanto escreve um livro sobre amor e obesidade mórbida. “Quando conheci Beto, estava com 113 quilos e, durante a pandemia cheguei ao auge dos meus 135. Precisei de muita fé no que carrego por dentro para vencer a insegurança nessa relação”, relembra.
Esse é mais um dos motivos para celebrarem o amor em uma festa que reunirá cerca de 180 convidados no Rancho Açoriano, lugar significativo para os dois. Segundo Roberto, trata-se do lugar favorito do casal e um dos mais requisitados de Florianópolis, onde passam muitos momentos especiais desde que se conheceram. “Várias das vezes em que estamos lá, a Yula olha para o céu, para o mar e começa a rezar. Parece que nos conecta com o Divino”, revela.
Os padrinhos estarão em trajes all black e com gravata da cor vinho, combinando com o inusitado vestido da noiva. Outro detalhe será o porta-alianças, uma bola de cristal com gelo seco para um toque de encantamento. A celebração será marcada por rituais que homenageiam os quatro elementos da natureza. O ar será perfumado com Mirra e a terra enfeitada pela fada das flores (a daminha de honra), enquanto Yula chegará pelas águas sendo recebida pela Senhora do Fogo, interpretada pela talentosa bailarina Dani Angeli, que abre caminho para sua passagem.
“Não se trata de uma festa temática, mas da criação de uma atmosfera mística e mágica, como o mundo que gostamos de enxergar e vivenciar, com muita música, baralho cigano, massagem, pão e vinho, axé e arrasta-pé”, detalha. Além do belo poema recitado pela jornalista, que declama como poucos, a gastronomia também será um dos pontos altos do evento. O próprio casal se encarregará de preparar uma ilha gastronômica, com a ajuda da chef Dani Santos no preparo de terrines, comida libanesa, favos de mel e outras delícias. Já a produção de doces inclui até “poções do amor” e balas de coco caseiras que derretem na boca.
O Rancho Açoriano também disponibilizará sua incrível canoa de ostras fresquinhas, seus famosos pastéis de camarão e bolinhos de garoupa, trazendo uma verdadeira experiência típica açoriana ao evento, servindo ainda caipirinhas de cachaça. Além disso, o chope artesanal será da Kairós e os vinhos da Vinícola Villa Francioni.
Ao final do casamento, os convidados receberão de lembrança toda a energia do casal, representada no “Sal de Pirlimpimpim”, um preparo feito por eles com calêndula, alfazema azul, pétalas desidratadas, sal rosa do Himalaia e óleo essencial de lavanda, para escalda-pés ou banhos relaxantes. “Fizemos o nosso Abracadabra se transformar em ‘Abracasados’, condensando nosso desejo de bons fluídos a cada pessoa que irá celebrar conosco”, conta.
“Tudo isso faz parte da poesia que escreveremos juntos neste dia. Foi se formando um imenso campo magnético composto por parcerias com pessoas e empresas muito especiais que foram se conectando a esse lindo e louco Projeto Casamento Yula e Beto”, finaliza Yula Jorge.