A 6º Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que ocorre de 7 a 18 de dezembro, no CEART – Centro de Artes, Design e Moda da UDESC, em Florianópolis, traz uma extensa programação cultural para a cidade. O evento vai oferecer ao público, além da exibição de 82 filmes em mostras nacionais e internacionais, painéis, oficinas, seminários e apresentações artísticas que promovem a representatividade LGBTQIAPN+ e celebram a diversidade na arte e cultura. Durante a edição também ocorre a Criativa – Feira de Artes LGBTQIAPN+, exclusivamente nos finais de semana, dias 7 e 8, 14 e 15 de dezembro.
Durante o evento, os participantes poderão desfrutar de atividades que abordam temas relevantes e contemporâneos, como sustentabilidade, inovação social, cultura popular e inclusão. Na programação, destacam-se as Oficinas e Workshops, que estimulam o desenvolvimento de habilidades artísticas e manuais, além de incentivar a reflexão sobre temas como reciclagem e empreendedorismo social. Palestras e Rodas de Conversa, onde os participantes têm um momento de troca de conhecimento e inspiração, experiências compartilhadas por convidados em diversas áreas; e Apresentações Culturais e Intervenções Artísticas, com espetáculos que vão da dança ao teatro, valorizando a diversidade cultural e promovendo a arte como ferramenta de transformação e resistência.
“Eventos como a Transforma são fundamentais para promover a representatividade LGBTQIAPN+ e conquistar mais espaços de visibilidade e reconhecimento para a comunidade. Festivais como este oferecem uma plataforma única onde artistas, cineastas e produtores culturais LGBTQIAPN+ podem expressar suas vivências e narrativas, fortalecendo o senso de identidade coletiva e a diversidade de experiências. Além de impulsionar debates essenciais sobre direitos, inclusão e respeito, sensibilizando o público em geral e ajudando a desmistificar preconceitos. A criação de espaços dedicados à cultura LGBTQIAPN+ é um passo importante para garantir que a diversidade de vozes e histórias seja valorizada, incentivando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva,” afirma Arthur Gomes, diretor geral da 6ª Transforma.
Responsável pela seleção cuidadosa dos artistas e performers, a direção artística da 6º Transforma, montou uma programação rica e diversa que valoriza a expressão LGBTQIAPN+ em todas as suas formas. “Para as apresentações ao vivo, foram escolhidos talentos que trazem reflexões profundas e inovadoras sobre temas como identidade e resistência, criando momentos de conexão entre público e artistas”, comenta Thomas Dadam, diretor artístico do festival. Além disso, a curadoria dos filmes exibidos reflete uma preocupação com a autenticidade e representatividade, trazendo obras que exploram histórias plurais e potentes. Com o objetivo de fortalecer a relação com a comunidade acadêmica, o festival conta também com a participação de alunos e egressos da UDESC/CEART, que contribuem para o evento com suas perspectivas artísticas e técnicas.
O Festival Transforma é um chamado à reflexão sobre as vivências que, muitas vezes, ficam à margem. Manifestações que vão além do entretenimento e despertam a oportunidade de refletir sobre as realidades da comunidade LGBTQIAPN+ ao reconhecer sua importante representação. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site festivaltransforma.com.br.
Confira a programação do Festival:
Sábado, 7 de dezembro – Abertura
- 14h-20h: Feira de Artes LGBTQIAPN+ “Criativa” (Hall, Bloco Amarelo)
- 16h: Transforma Talk com Maite Schneider – “A diversidade que nos habita” (Auditório, Bloco Amarelo)
- 20h: Exibição do longa competitivo Salão de Baile – This is Ballroom e performance artística (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 22h: Festa de Abertura – Mini Ball Blockbuster com Casa das Feiticeiras (Galeria LAMA)
Domingo, 8 de dezembro
- 14h-18h: Oficina “CLT ou Empreendedorismo? Dicas para a comunidade LGBTQIAPN+” com Maite Schneider (Bloco Vermelho)
- 19h: Mostra Tela Drag e apresentação artística Resistência Preta, por Kinn Kodkcham (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 20h30: Longa convidado Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil (Espaço II, Bloco Vermelho)
Segunda, 9 de dezembro
- 14h-16h: Seminário de Estudos do Cinema LGBTQIA+ Brasileiro (Virtual)
- 20h: Exibição do longa competitivo Casebre de Henrique Raynal (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 21h: Happy Hour com Choro Bugio (BUGIO Trindade)
Terça, 10 de dezembro
- 17h: Mostra Internacional 2 (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 19h30: Longa convidado Cidade; Campo com encontro de realizadores (Espaço II, Bloco Vermelho)
Quarta, 11 de dezembro
- 14h-18h: Oficina de Direção Cinematográfica com Juliana Rojas (Bloco Vermelho)
- 17h: Mostra Cinema de Fronteira: Desejos Plurais e performance A afronta do prazer (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 21h: Stand-up com Bruna Braga, Suzaninha e Dete Peixeira (Floripa Comedy Club)
Quinta, 12 de dezembro
- 18h: Mostra Drica D’Arc de Cinema Trans (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 19h30: Longa Assexybilidade com debate (Espaço II, Bloco Vermelho)
Sexta, 13 de dezembro
- 16h30: Mostra Queerança e apresentação de Morgana Victória-Régia (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 21h30: Festa de estreia de Alegria do Amor (Galeria Lama)
Sábado, 14 de dezembro
- 14h-14h45: Transforma Talk com Bruna Braga (Auditório, Bloco Amarelo)
- 18h30: Mostra MELÔ (Espaço II, Bloco Vermelho)
- 20h: Longa competitivo Diameyka Odara em Estado de Beleza (Espaço II, Bloco Vermelho)
Domingo, 15 de dezembro
- 10h30-12h: Painel “Decolonizar o gênero e os sexos” com Luck Yemonja Banke e Monalicia Kenobi (Auditório, Bloco Amarelo)
- 20h30: Longa competitivo Entre Vênus e Marte de Cris Ventura (Espaço II, Bloco Vermelho)
Encerramento – Quarta, 18 de dezembro
- 19h30: Cerimônia de Premiação e Encerramento (Museu da Escola Catarinense)
- 22h: Show de Encerramento com Pitombas do Amor (Bugio Centro)
Sobre a Transforma
Produzida pela BAPHO Cultural de Florianópolis e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a Transforma é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ do sul do país em atividade e um dos poucos a exibir filmes que abordam com profundidade temáticas relacionadas às discussões sobre diversidade sexual, gênero e cultura queer. Desde a sua edição inaugural, realizada em 2018, foram inscritos mais de 400 produções originárias de todas as regiões do Brasil, além de aproximadamente 700 internacionais de países como Irã, Argentina, Espanha, Portugal, EUA e outros.
Apoio
A 6ª Transforma é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2023), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento conta também com o apoio institucional do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEART/UDESC.