spot_img
Hoje é segunda-feira, 30 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALExposição na Alesc celebra 124 anos de nascimento de Antonieta de Barros

Exposição na Alesc celebra 124 anos de nascimento de Antonieta de Barros

A trajetória de Antonieta de Barros na ALESC abriu as portas para as mulheres na política catarinense

spot_img

Em um convite à reflexão sobre a permanência de um legado que atravessa gerações, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) anuncia a exposição “De Quantas Formas Antonieta é Lembrada?”. Celebrando os 124 anos de nascimento de Antonieta de Barros (1901-1952), a mostra será aberta nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, às 18h, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, localizada no hall do Palácio Barriga Verde.

A exposição, que permanecerá aberta ao público até o dia 17 de julho, das 07h às 19h, é uma iniciativa que reflete o compromisso da ALESC com a memória e a valorização de personalidades essenciais para a história de Santa Catarina e do Brasil. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Julio Garcia, por indicação do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), convida a todos para essa jornada de (re) conhecimento.

A trajetória de Antonieta de Barros na ALESC abriu as portas para as mulheres na política catarinense e para as mulheres negras na América Latina. Sob a curadoria da renomada biógrafa Jeruse Romão, a exposição tem como missão promover o (re)conhecimento de Antonieta, destacando como sua memória permanece viva em pessoas, movimentos, instituições e organizações até os dias atuais.

Professora, jornalista, escritora e política, Antonieta de Barros, mulher negra nascida apenas 13 anos após a abolição da escravatura, construiu uma história inigualável no cenário político e cultural do Brasil. Sua trajetória, longe de ser esquecida, continua a ser revivida e, nesta edição da exposição, a curadoria sugere uma reunião simbólica de acervos.

Para evidenciar a força dos movimentos, resultado das sementes plantadas e a vitalidade do legado de Antonieta, a mostra foi cuidadosamente organizada para guiar os visitantes por uma jornada rica em fatos e simbolismos. 

Serão apresentados documentos pessoais e institucionais, obras de arte de importantes nomes como Zumblick e Carlos Humberto Corrêa, além de uma vasta gama de produções culturais, acadêmicas e populares que perpetuam sua memória. O público terá contato com as homenagens formais recebidas por Antonieta, como as medalhas com seu nome, publicações que detalham sua biografia e impacto, e a atuação de movimentos sociais, como a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros (AMAB), que mantém seu legado ativo.

A exposição também explorará a presença de Antonieta em diversas esferas culturais e urbanas – de documentários e sambas a nomes de ruas, escolas e prêmios – evidenciando como sua influência se expande para muito além do tempo e espaço. A cenografia promete uma experiência imersiva com imagens diversas e sons, inspirada na frase da própria Antonieta: “Não basta existir”. É preciso encher a vida do colorido do bem”.

A exposição “De Quantas Formas Antonieta é Lembrada?” é um convite para o público em geral – com foco especial para imprensa, movimento negro, movimentos de mulheres, movimentos culturais, da educação e escolas – a mergulhar no universo de Antonieta de Barros e compreender a dimensão de sua luta e o impacto duradouro de sua existência.

Serviço:

O quê: Exposição “De Quantas Formas Antonieta é Lembrada?” 

Quando: De 1º a 17 de julho de 2025 

Horário de abertura: 1º de julho, às 18h Horário de visitação: Das 07h às 19h 

Onde: Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, hall do Palácio Barriga Verde – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) 

Endereço: Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis – Palácio Barriga-Verde.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa