A próxima estação tem uma motivação a mais para ser aguardada, além da passagem do frio intenso deste inverno. É que, com a chegada da primavera, o Parque Náutico Walter Lange estará melhor estruturado tanto para práticas desportivas quanto para descanso e contemplação das belezas naturais. E sua localização também é um atrativo e tanto para desfrutar do espaço: à beira-mar, entre as baías Sul e Norte, sob as pontes Colombo Salles e Hercílio Luz no lado da ilha e em pleno Centro de Florianópolis. As obras da primeira de duas etapas de revitalização da região vêm sendo conduzidas desde janeiro pela Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
Nesta etapa, estão sendo beneficiados 8,5 mil metros quadrados dessa área nobre do Parque Náutico Walter Lange, no entorno dos tradicionais clubes de remo Francisco Martinelli, Aldo Luz e Riachuelo. Eles, aliás, serão diretamente contemplados com as obras. Afinal, vão ter a estrutura de acesso ao mar melhorada com píer flutuante de concreto para as suas atividades (eles já dispunham de píer flutuante de plataforma articulada) e mais segurança com a ampliação do sistema de iluminação pública (haverá continuidade do monitoramento por câmeras por parte dos clubes) e o aumento da movimentação de público no parque.
O projeto em execução desta etapa da revitalização representa um investimento de R$ 2.018.991,63. Prevê ainda melhorias no sistema de drenagem; construções de arquibancada com capacidade para até 150 pessoas na área verde entre o passeio da Beira-Mar Norte e os galpões dos clubes, e de passeio em paver (blocos de concreto intertravados), ambos em frente ao mar, e instalação de mobiliário urbano que, no caso, são bancos, quatro equipamentos de academia voltado à terceira idade e bicicletários. O incremento na iluminação se dará nas novas estruturas, bem como no paisagismo composto de arbustos e grama a serem plantados, e nos canteiros existentes que serão readequados para deixar mais livre o acesso ao píer.
Do antigo Parque Náutico Walter Lange, apenas o estacionamento nos fundos dos galpões dos clubes será mantido. O pavimento em lajotas já foi substituído por paver no trecho frontal do Martinelli e do Aldo Luz, e está em andamento entre os galpões. No mais, falta executar a arquibancada, a estrutura do píer, a parte de iluminação, e o mobiliário.
Vale destacar que a Prefeitura de Florianópolis já se comprometeu em dar sequência à segunda etapa da revitalização (ainda sem data), na qual devem ser construídas quatro quadras esportivas para a prática de beach tennis (situadas entre as pontes), por exemplo, sendo que o investimento total estimado no parque é da ordem de R$ 5,5 milhões. No momento, os serviços estão sob a execução da empreiteira Satélite Construções e Engenharia Ltda – EPP.