Está aberta ao público a exposição fotográfica Baleeiras da Ilha, no hall da Reitoria 1 da Universidade Federal de SC (UFSC), em Florianópolis. A exposição tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC e permanece no espaço até 23 de julho, no horário de expediente da instituição. O evento tem entrada gratuita e é uma excelente opção de programação para as férias de inverno.
A exposição reúne dez fotos realizadas pela fotógrafa Cristina Gallo, uma das integrantes do projeto Baleeiras da Ilha. As fotos, assim como o projeto, buscam chamar atenção da opinião pública e autoridades para a importância da preservação da baleeira, uma embarcação típica do litoral catarinense que corre sério risco de extinção.
Luciano Luiz Dias, técnico em construção naval e membro do projeto, relata que a baleeira vem sendo cada vez menos encontrada no litoral catarinense, dada suas características únicas. Ela é feita em madeira e seu casco se difere de outras do mesmo material por ser arredondado e com tábuas que se sobrepõem, imitando escamas. Sua arquitetura típica promove segurança e velocidade na navegação, além de uma beleza que a destaca no mar.
Apesar de ainda hoje ser usada para pesca, profissional ou amadora, e para transporte de passageiros, seu futuro está em risco. Ela já não é mais construída, pois utiliza madeiras que não podem ser extraídas por serem protegidas por lei. Além disso, os métodos de construção da baleeira estão preservados apenas na memória de mestres artesãos.
Sobre as fotos
As fotos foram realizadas nas principais comunidades pescadoras da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, durante 2021, quando os profissionais do projeto fizeram levantamento parcial das baleeiras existentes. Em breve o resultado do trabalho estará disponível no site baleeiras.com.br, que está em fase de estruturação. Cristina Gallo conta que as imagens destacam os detalhes e nuances da embarcação, que lhe conferem uma beleza única, traduzida em cores vibrantes e formas curvilíneas e harmônicas.
A exposição já passou pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e pelo restaurante Samburá, em Santo Antônio de Lisboa. Durante o ano ela seguirá seu roteiro de itinerância pela capital catarinense, para dar a moradores e visitantes a chance de se deslumbrar com a beleza das baleeiras.
As fotos estão disponíveis para venda e o valor arrecadado será revertido em prol do projeto. Contatos para compra podem ser feitos pelo e-mail cristinangallo@gmail.com.
Serviço
- O que: exposição fotográfica Baleeiras da Ilha
- Onde: hall da Reitoria 1 da UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis
- Quando: até 23 de julho, no horário de expediente da UFSC