A Prefeitura de São José iniciou nesta quinta-feira (14) as obras de limpeza e revitalização na marginal da BR-282 (Via Expressa), no limite com Florianópolis. O local é conhecido pela presença de pessoas em situação de rua que não aceitam atendimento das equipes sociais. Os trabalhos começaram com a preparação do terreno para a instalação de taludes de pedras, que irão dificultar a permanência indevida na área.
No espaço, também foi realizada a marcação para a instalação de nove novos postes de iluminação pública, equipados com luminárias em LED, cabos de alumínio e sistema de instalação aérea, evitando furtos. De acordo com o vice-prefeito e secretário da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Michel Schlemper, serão utilizadas mais de 40 caçambas de pedras no local.
Ele informou ainda que solicitou apoio ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para reforçar a fiscalização e impedir a permanência dessas pessoas às margens da rodovia. “Também pedimos a instalação de guard rail para evitar que carrinhos de supermercado, utilizados para transporte de mercadorias de pessoas em situação de rua, sejam levados para terrenos vazios próximos”.
As obras fazem parte de um conjunto de ações de revitalização iniciado na quarta-feira (13) em pontos estratégicos da cidade, com objetivo de coibir ocupações irregulares e reforçar a segurança pública. A iniciativa envolve a Susp, a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, além da Guarda Municipal.
O acesso ao bairro Campinas, pela Rua Presidente Nereu Ramos (Via Expressa), também receberá nove postes de LED. Na Praça de Campinas, na esquina da Avenida Josué di Bernardi com a Rua Irmãos Vieira, serão implantados 19 novos postes e fechado o acesso às margens do Rio Araújo, próximo ao elevado da Casan. Nesse ponto, haverá enroncamento de pedras para impedir que o local seja usado para consumo de drogas ou moradia irregular.
As melhorias de iluminação terão prazo estimado de até 40 dias para conclusão. Outra frente de trabalho será na ponte sobre o Rio Maruim, na divisa com Palhoça, na Rua Frederico Afonso, onde haverá limpeza e colocação de pedras para evitar novas ocupações. A colocação dos taludes de pedras na marginal da Via Expressa e na ponte sobre o Rio Maruim está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura.