spot_img
Hoje é terça-feira, 26 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALLivro infantojuvenil sobre ecocidadania vira animação com lançamento de curta 

Livro infantojuvenil sobre ecocidadania vira animação com lançamento de curta 

Produção une artista Karina Signori, criadora da personagem Recicleide, e a produtora audiovisual Têmis Nicolaidis, do Coletivo Catarse

spot_img

O livro infantojuvenil Recicleide em Reciclópolis, da personagem Recicleide, encenada pela artista Karina Signori, está sendo transformado em animação por meio de uma parceria com Têmis Nicolaidis, produtora audiovisual e cultural do Coletivo Catarse. Já foram lançados três episódios, disponíveis no perfil  @recicleide. O último será lançado em setembro, mês em que Recicleide completa 26 anos. Os quatro episódios serão reunidos para dar origem a um curta-metragem. 

“A animação no meu trabalho é apenas uma linguagem no meio de tantas outras que envolvem o fazer audiovisual. Desde o início da minha trajetória profissional, há mais de 20 anos, flerto com a animação. Através do Coletivo Catarse, desde sua fundação, em 2004, um dos eixos fundamentais é o trabalho com questões ambientais e com comunidades tradicionais, que sempre estiveram intimamente ligadas ao meio ambiente”, comenta Têmis, que, ao longo de sua carreira, atuou como editora, roteirista, diretora e produtora em boa parte das produções audiovisuais do Coletivo. Entre os destaques, estão os documentários em longa-metragem O Grande Tambor e Carijo, além dos curtas A Busca de Maria.

A ação faz parte do projeto Recicleide EcoArte Digital, que foi contemplado no edital n° 50/2024 – Circuito Catarinense de Cultura – PNAB SC 2024. Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Em 2024, a artista lançou sua 1ª Coleção Digital com três obras, a partir de um projeto viabilizado por meio de edital do Estado de SC. A Coleção, que ganhou parecer favorável da SED-SC e do MEC para uso educacional em escolas, promove reflexões sobre a cultura da paz, o movimento Lixo Zero e a emergência climática, com linguagem acessível e lúdica.

“Transformar um dos livros da Coleção Digital em animação era um sonho desde o início. Nosso objetivo é ampliar o alcance da mensagem da Recicleide, motivando a expressão do amor à vida por meio das artes pela regeneração planetária e a ecocidadania com alegria”, celebra Karina Signori.

“O processo de animação da Recicleide tem sido muito legal por possibilitar dar vida a este universo tão especial que é Reciclópolis. O planeta e seus habitantes desenvolvem uma preocupação muito grande — e legítima — com o estado em que encontraram a Terra. Toda iniciativa que coloca foco nessas questões merece todo o mérito”, finaliza Têmis. A produtora audiovisual irá participar de uma live com a artista Karina Signori no dia 27 de agosto, às 19h, para falar mais sobre o projeto. A live ocorrerá no perfil  @recicleide.

Na 1ª Coleção Digital, foram lançados três e-books, disponibilizados para download gratuito: Recicleide em Reciclópolis, ilustrado, contando sobre sua terra natal, voltado ao público infanto juvenil; Andanças da Recicleide, voltado para jovens, adultos e educadores, descrevendo dados sobre as histórias e aprendizados de seus 25 anos de atividades; e Músicas para Ecoar, com as histórias de sua trajetória autoral pela via musical e as letras das músicas cifradas para tocar e cantar, atingindo todos os públicos. Agora, as obras da coleção estão sendo adaptadas para diferentes formatos digitais, como vídeos, animações e galerias para redes sociais.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa