Uma operação da Polícia Militar realizada na noite desta segunda-feira (25) em uma comunidade de São José culminou na morte de um indivíduo de 17 anos. A ação gerou protesto e revolta de moradores, sendo finalizada com confronto entre policiais e comunidade.
A ocorrência foi gerada durante uma incursão dos policiais do Tático do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na comunidade Morar Bem, em São José. De acordo com a PM, a região é conhecida pelo intenso tráfico de drogas.
A Polícia Militar divulgou que o suspeito teria sido flagrado armado e comercializando drogas. Quando ele foi avistado, teria tentado fugir para um beco entre as residências. A polícia também divulgou que houve troca de tiros e o jovem foi baleado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o homem não resistiu e morreu no local.
Ainda durante a operação a Polícia Militar apreendeu dentro da residência onde o indivíduo foi tentar se esconder um revólver calibre .32 com cinco munições; além de uma pequena quantidade de crack, maconha e cocaína.
Protesto
A operação da PM que resultou na morte do menor de idade gerou protestos da comunidade. Moradores aglomeraram no local aonde ocorreu a operação e lançaram rojões e xingaram os policiais. Para dispersar a multidão, a PM utilizou de meios menos letais.
A Polícia Militar destacou que operações na comunidade Morar Bem fazem parte do trabalho contínuo de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade em áreas de risco na capital catarinense.
A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados para os procedimentos cabíveis. Segundo a polícia, o suspeito tinha 24 passagens policiais por tráfico de drogas.
ABAIXO NOTA OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR SOBRE A AÇÃO:
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informa sobre confronto ocorrido na noite desta segunda-feira, 25, em uma comunidade no bairro Serraria, cidade de São José, durante policiamento realizado em região de intenso tráfico de drogas. Conforme relatos preliminares:
1 – O policiamento é realizado diariamente na referida área e visa coibir o tráfico de drogas existente, além da preservação da ordem pública e da tranquilidade da comunidade local;
2 – Durante o patrulhamento, os policiais depararam-se com um rapaz realizando o tráfico de entorpecentes e portando uma arma de fogo. Ao notar a presença policial, o indivíduo evadiu-se por um beco e, posteriormente, reagiu à abordagem policial, efetuando disparos de arma de fogo contra os agentes, os quais, assim, reagiram para afastar a agressão;
3 – O socorro médico foi acionado imediatamente; porém, o indivíduo não resistiu aos ferimentos e foi a óbito;
4 – No local dos fatos foram apreendidos um revólver calibre .32, cinco munições calibre 32, além de 17 porções de crack, nove de maconha e 5 de cocaína.
5 – A área foi isolada para os procedimentos periciais conduzidos pela Polícia Científica;
6 – O Comando do 7º BPM esclarece que as circunstâncias do caso serão apuradas por meio de Inquérito Policial Militar (IPM).
A PMSC reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a ordem pública, garantindo que todos os processos sejam conduzidos em conformidade com a legislação vigente.
Atenciosamente, Comando do 7º BPM.