A IPM Sistemas apresenta no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC) 2025 uma aplicação de Inteligência Artificial no Portal da Transparência que transforma dados públicos em respostas simples de forma ágil. A IA Dara, lançada em 2023, já está presente em diversos setores da gestão – da saúde à educação – e virou referência em inovação. Agora, surge na barra de pesquisa do portal da transparência dos municípios, permitindo consultas rápidas sobre despesas, contratos, licitações e demais questões da administração pública.
O cidadão digita a pergunta ou palavra-chave na barra de pesquisa do portal, a IA processa a questão e responde usando NLP (Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural), que permite ao computador entender, processar e gerar a resposta utilizando a linguagem humana. O modelo de IA busca as informações nos dados do próprio município e também sugere fontes para checagem das informações.
“Desde a Lei de Responsabilidade Fiscal, há a exigência de acesso e entendimento dos dados públicos. As páginas tradicionais nem sempre ajudam; a IA simplifica o caminho entre o cidadão e a informação correta”, afirma José Luis Maurício, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da IPM, que liderou o projeto.
Licitações sem burocracia
Além da aplicação de IA no portal da transparência, a IPM lança o eLicita, plataforma de licitações com participação gratuita para fornecedores que estimula que mais empresas, especialmente os pequenos negócios, participem de concorrências, o que diminui custos de aquisição de bens ou serviços. A ferramenta também permite o julgamento dos processos de forma mais transparente e econômica.
A plataforma atende completamente a Lei nº 14.133/21 (Nova Lei de Licitações) e permite o acompanhamento do passo a passo de todas as etapas do processo. A tecnologia é 100% automática, sem precisar de registros manuais e inclui julgamento de diferentes modalidades de licitações, do pregão ao leilão eletrônico.
Além disso, também apresenta chat para comunicação com a administração pública, notificações por e-mail e via sistema, lances automáticos, sugestão e exclusão dos lances e criptografia de ponta, para garantir a segurança dos processos e informações. A solução é 100% nativa do sistema Atende.Net, permitindo o cruzamento com o banco de dados do município.
Tecnologia de Monitoramento Urbano com drone
Quem visitar o estande da IPM no COMAC poderá conhecer também a Tecnologia de Monitoramento Urbano, inovação que usa drones e inteligência artificial para executar rotas de voos em áreas municipais, gerando uma base de dados em imagens para extrair informações de pontos com construções irregulares, desmatamento e problemas estruturais em vias.
A partir de imagens em alta resolução captadas por drones que voam em rotas pré-definidas, a 45 km por segundo, a plataforma gera mapas detalhados com imagens da cidade. A tecnologia cruza os registros com o banco de dados do município e gera insights que permitem, por exemplo, calcular a extensão de estradas de terra que precisam de asfaltamento e até identificar obras sem alvará.
Sobre a IPM
A empresa atua há três décadas no desenvolvimento de soluções em tecnologia para a administração pública, com foco em sistemas de gestão e IA para Municípios. Hoje, impacta na rotina de mais de 30 milhões de brasileiros, facilitando 150 milhões de autoatendimentos digitais ao cidadão por ano e promovendo uma economia anual de mais de R$ 8 bilhões aos cofres públicos com transformação digital.
Com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul, a IPM tem um time com mais de 800 talentos. Reconhecida pela cultura organizacional, foi certificada com o selo Great Place To Work (GPTW) pelo 5º ano consecutivo, e conquistou o 2º lugar nacional entre as melhores empresas para pessoas LGBTIQIA+ e o 23º lugar na categoria GPTW Mulheres. Além disso, em 2023 e 2024, foi premiada como uma das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil.
Serviço
Evento: COMAC-SC – Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina
Quando: 2 a 4 de setembro
Onde: Balneário Camboriú (SC)
No estande da IPM: demonstrações da IA Dara (Transparência), eLicita e Monitoramento Urbano.