A Prefeitura de São José iniciou nesta semana obras emergenciais no Centro Multiuso, com reparos no telhado, beiral e recuperação da área do teatro, aos fundos da estrutura. Os serviços, conduzidos pela Secretaria de Cultura e Turismo, devem ser concluídos até sexta-feira (5).
As melhorias fazem parte de um processo maior de revitalização da orla da cidade, que será realizada por meio de parceria com a iniciativa privada. Quatro empresas já foram homologadas para elaborar os estudos de viabilidade dos projetos do Complexo de Eventos e do Complexo Náutico, empreendimentos que devem mudar de forma significativa a funcionalidade do Multiuso e de toda a região da Beira-Mar de São José.
O Complexo de Eventos prevê a modernização do atual Centro Multiuso e a construção de uma arena coberta para shows, esportes e eventos corporativos, além de auditórios, estacionamento, hotel e centro gastronômico. Já o Complexo Náutico incluirá atracadouro para embarcações, trapiche, espaço gastronômico com bares e restaurantes, hotel, escola do mar, áreas esportivas, setor de serviços náuticos e a urbanização da orla.
Os dois projetos integram os editais de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMIs) nº 002/2025 e nº 003/2025, aprovados por unanimidade pelo Conselho Gestor de Concessões e Parcerias Público-Privadas. As empresas habilitadas tem até 150 dias para apresentar estudos técnicos de viabilidade jurídica, econômica, ambiental, de engenharia e arquitetura.
Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila, o interesse do setor privado é um sinal de que o município está no caminho certo. “É muito significativo ver quatro empresas qualificadas querendo contribuir com a transformação da nossa Beira-Mar. Esse movimento mostra que São José está no radar de grandes investimentos e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento urbano e econômico”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvinei Vasques, ressaltou a eficiência do modelo adotado. “As PMIs permitem à Prefeitura receber estudos aprofundados sem custo direto nesta fase. É um modelo inteligente, que atrai a expertise do setor privado e prepara o caminho para projetos sólidos, com alto potencial de retorno social e econômico”.
Com os dois empreendimentos, São José dá um passo decisivo para transformar sua orla em um polo urbano, turístico e econômico, capaz de atrair investimentos, gerar empregos e oferecer novas opções de lazer e cultura à população.