Uma solenidade realizada na noite desta quarta-feira (10) marcou a comemoração pela passagem dos 69 anos da Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, localizada no bairro Estreito, na R. João Evangelista da Costa, 1160, em Florianópolis. A noite também celebrou a reinauguração do auditório, espaço que foi revitalizado para receber atividades culturais, palestras, oficinas e encontros da comunidade.
Na abertura do evento a pianista Anitta Maria Brunatto interpretou O Rancho de Amor à Ilha (Hino de Florianópolis). Para isso ela utilizou o piano doado pelo músico Person Losekann. Sua ação voluntária serviu para repor o instrumento à estrutura, visto que o antigo foi inutilizado em função das chuvas que destruíram o auditório há cerca de um ano.
Aliás, a reconstrução do local foi uma das missões dadas pelo prefeito Topázio Neto (PSD) ao secretário do Continente, João Paixão, quando este assumiu logo após a destruição do local. “Recebi essa incumbência do prefeito e hoje estamos aqui nesse local que não é mais somente uma biblioteca, é um centro cultural” disse o secretário. Ele elogiou o trabalho da coordenadora geral da Biblioteca, Flávia vieira Wilberstaedt, que implantou uma série de cursos e atividades revitalizando o ambiente.
O evento foi prestigiado pelo vereador Claudinei Marques e pelo presidente da Câmara João Cobalchini que enalteceu o trabalho do secretário do Continente que está transformando toda a região e levando o poder público até as pessoas que mais precisam. Também marcaram presença a primeira dama, Beatriz Silveira, que dirige a Somar Floripa e a vice-prefeita Maryanne Mattos (PL). “Isso aqui não é só uma estrutura física, uma biblioteca, isso aqui é amor, é trabalho”, descreveu Maryanne.
Durante a solenidade foram realizadas várias apresentações culturais envolvendo alunos de cursos musicais gratuitos que são realizados na instalação pública. Professores e servidores também foram homenageados. Também marcaram presença outra autoridades como o secetário-adjunto do Continente, Bruno Becker, a chefe de gabinete, Adriane Pedroso e o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Andrey.
VEJA ABAIXO A GALERIA DE IMAGENS:









História
Criada em 1956, a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho é uma das instituições culturais mais tradicionais da cidade, sendo referência em acesso à leitura, incentivo à pesquisa e promoção da cultura. Entre as categorias literárias disponíveis no espaço, tem obras de ficção e não ficção para adultos, jovens e crianças, incluindo romances, mistério, fantasia, biografias, ensaios, contos de fadas e livros educativos. O acervo também conta com materiais didáticos, de referência e acadêmicos, além de livros multiculturais, obras de autores locais e títulos em línguas estrangeiras. A biblioteca recebe, em média, 3.500 visitantes semanais, entre estudantes, integrantes de projetos sociais, leitores assíduos e participantes de cursos, registrando atualmente 1.156 cadastros ativos, dos quais 286 estão com empréstimos em andamento, totalizando cerca de 650 exemplares circulando semanalmente.
Cursos gratuitos para a comunidade
A biblioteca oferece gratuitamente à comunidade aulas em diferentes áreas do conhecimento e da prática artística, cultural e de bem-estar, todas ministradas por professores voluntários cadastrados na Fundação Somar Floripa. Entre as opções disponíveis estão cursos de música, como piano adulto, piano infantil e violão; atividades corporais e de saúde, como yoga, jiu-jitsu, funcional kids, dança de salão, fitdance, práticas terapêuticas de autocuidado, orientação nutricional e educação financeira; além de oficinas voltadas para a arte e o artesanato, como teatro, patchcolagem, bordado à mão, crochê, amigurumi e trabalhos em MDF. Essa iniciativa promove não apenas o acesso ao aprendizado, mas também a integração social, o desenvolvimento pessoal e a valorização do voluntariado na comunidade.








