Nem 10 meses passaram do início do segundo mandato do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) em São José e um rearranjo na sua base de apoio repagina o mapa da política local. O prefeito traz o PL (que foi contrário à sua reeleição com a candidatura da ex-prefeita Adeliana Dal Pont) para sua base e com esse único movimento o governo municipal se aproxima do governador Jorginho Mello (PL) e ainda abre caminhos para o projeto de candidatura a deputado estadual do vice-prefeito, Michel Schlemper (MDB).
Uma reunião nesta segunda-feira (29) sacramentou o acordo entre o prefeito, o vice e o PL. A informação foi trazida com exclusividade pelo jornalista Upiara Boschi. De acordo com ele, o acordo foi sacramentado na mesa do vice-presidente do PL-SC, Bruno Mello, filho do governador.
A partir desse acordo, o governo Orvino/Michel passará a ter o apoio em sua base dos quatro vereadores liberais e um deles, o vereador Clonny Capistrano assumirá uma secretaria municipal. A pasta ainda será definida. Ao ampliar a base de apoio na Câmara, o prefeito ainda sai fortalecido com maior espaço de barganha para interagir com vereadores mais rebeldes da sua própria base.
O arranjo também ajuda no fortalecimento de uma candidatura a deputado estadual para lá de forte no município. O vice-prefeito Michel terá caminho livre uma vez que a secretária estadual de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont estará fora da disputa. A ex-prefeita foi a candidatura a deputada estadual mais votada em 2022, mas já vinha emitindo sinais de que não desejava disputar em 2026.
O acerto entre o prefeito do PSD e o PL no quarto maior colégio eleitoral do Estado mostra mais uma aproximação do PL do governador Jorginho com um prefeito do PSD, partido de seu principal concorrente em 26 que é o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Outros prefeitos do PSD também já sinalizaram estar no projeto de Jorginho, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD) – parceiro de primeira hora – e mais recentemente a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.
O acordo que foi formalizado nesta segunda-feira já vinha sendo construído há semanas, em silêncio, nos bastidores. É claro que contempla também um tratamento mais adequado para os pleitos do governo municipal, por parte do governador. Orvino adere ao projeto de reeleição de Jorginho e a cidade sai ganhando. Sem falar que os embates municipais entre PL e PSD, resquícios da eleição municipal do ano passado, são página virada.