A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Multivacinação 2025. A iniciativa tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A ação segue até 31 de outubro, com o Dia D de mobilização nacional marcado para o sábado (18).
A vacinação tem papel essencial na redução da mortalidade infantil e no aumento da expectativa de vida. Mesmo com o Brasil livre da circulação de doenças como o sarampo e a poliomielite, é fundamental manter as altas coberturas vacinais para garantir que esses vírus não voltem a circular. Durante a campanha, as equipes de saúde vão resgatar não vacinados e completar esquemas vacinais, reforçando ainda mais a proteção coletiva contra doenças preveníveis por vacinas.
Para as crianças menores de sete anos, o calendário contempla vacinas que protegem contra diversas doenças graves, incluindo BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP, Varicela e Hepatite A. Já para crianças a partir dos sete anos e adolescentes, o foco é a atualização de vacinas como Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dengue, assegurando a continuidade da proteção ao longo da adolescência.
Embora o foco principal seja o público de até 15 anos, também será oferecida a vacinação contra o sarampo em diferentes faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos e profissionais da saúde devem ter a situação vacinal avaliada, com a aplicação das doses necessárias da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola).
Para os adolescentes, a campanha também reforça o resgate da vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos, que deve ser realizada em todos os municípios até dezembro deste ano, ampliando a cobertura e fortalecendo a prevenção de doenças associadas ao vírus.
“Temos trabalhado para ampliar o acesso e facilitar a vacinação da população, como a criação do novo espaço de imunização no MultiHospital. Queremos manter os bons níveis da vacinação na capital, reafirmando nosso compromisso coletivo com a saúde e o futuro das nossas crianças e adolescentes”, destaca o secretário municipal de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil
Além das doses disponíveis nos centros de saúde, é possível se imunizar também no Espaço Imuniza – na Policlínica da Mulher e da Criança, sala de vacinas do SESC, MultiHospital e van da vacinação. Para se imunizar, é necessário um documento de identificação com foto ou a caderneta de vacinação. Pais e responsáveis também podem acompanhar a situação vacinal das crianças e adolescentes por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, acessível no aplicativo Meu SUS Digital. A ferramenta permite verificar as próximas doses, receber alertas e atualizar informações em tempo real pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).