spot_img
Hoje é quarta-feira, 8 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROFloripa e Açores reforçam laços; projeto quer trocar esmola por trabalho e...

Floripa e Açores reforçam laços; projeto quer trocar esmola por trabalho e outras notas

Com ações estruturadas Florianópolis começa virar a página de apenas “enxugar o gelo” em relação aos moradores de rua e começa a apostar em formação profissional e oportunidades de trabalho. Já em São José o prefeito Orvino e o governador Jorginho têm nesta quinta (9) uma agenda que os aproxima. Outras notas da política local

spot_img

Floripa-Portugal

Uma comitiva formada por integrantes do Legislativo e Executivo está, nesta semana, em Portugal, fortalecendo os laços entre Florianópolis e Açores. Nesta quinta-feira (9), os dirigentes catarinenses estarão presente na assinatura do Memorando de Entendimento que reconhece os desafios globais comuns das condições climáticas extremas.

A comitiva é formada pelo chefe de gabinete da prefeitura de Florianópolis, Fabio Botelho e a primeira-dama de Florianópolis, Beatriz Harger, além dos vereadores da Capital, Bericó (PL) e Dinho (União).

A viagem marcará a entrada de Florianópolis no programa Cidades Pelo Clima, mas também conta com outras agendas durante a semana. Entre os atos, as lideranças de Floripa prestigiaram a exposição Renda de Bilros, na Casa Museu Cunha da Silveira, no arquipélago de Açores,

Na cidade de Velas, o museu resgata a tradição portuguesa da renda de bilro, que também foi implementada em Florianópolis, ainda no século 18. O espaço também registra o histórico de parceria entre as cidades-irmãs.

Orvino e Jorginho

Acontece nesta quinta-feira (9), no gabinete do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), o primeiro grande ato de aproximação entre ele e o governador Jorginho Mello (PL). A assinatura do contrato de financiamento (entre a prefeitura e o Funplata) – que garante os recursos necessários para a construção da Beira-Mar de Barreiros – será o pano de fundo para o encontro republicano entre as duas lideranças.

O Estado sequer participa da operação entre município e Funplata, mas a expectativa é que o governador leve um ‘presente’ para o prefeito (cidade) em retribuição ao convite para a solenidade. Afinal de contas não são todas as prefeituras que conseguem tirar uma obra do tamanho da Beira-mar de Barreiros do papel e convidam o governador só para sair na foto, sem pedir um centavo para a obra.

Alinhamento

Apesar de Orvino ser alinhado ao pré-candidato a governador, João Rodrigues (PSD) várias lideranças do seu governo não escondem a vontade de estar com Jorginho em 2016. O próprio pré-candidato do grupo político, o vice-prefeito Michel Schlemper, pertence ao MDB, que já bateu o martelo para estar com o governador na sua reeleição. Michel, inclusive, é um dos grandes entusiastas para a aproximação de Orvino e Jorginho. O PL já praticou gestos, moveu seus vereadores para a base do prefeito e vai integrar o governo municipal. É muito cedo, mas todos as bússolas do experiente Orvino o alinham com o governo.  

Bandeira branca

O amigo leitor deve ter notado que o clima é de bandeira branca entre pré-candidatos a deputado na base do prefeito Topázio Neto (PSD). Após o tiroteio generalizado do primeiro semestre, quando foram às ruas as primeiras pré-candidaturas, agora o momento é de assentamento dos acordos e ocupação de espaços. Algumas reuniões e conversas convergiram também para esse clima de paz. Até quando? Não me pergunte!

Organizando a marmitaria

Numa ação visando organizar o atendimento social no centro da cidade o prefeito Topázio Neto (PSD) enviou para a Câmara e teve aprovada a proposta que criou o programa Marmita Legal, que começou a valer dia 1º de outubro.

Basicamente a norma organiza a doação de comida, especialmente distribuição das marmitas na Capital. Tal ação somente poderá acontecer em locais autorizados, como a Passarela da Cidadania, na Passarela Nego Quirido, além de sedes de Organizações Não-Governamentais (ONG) ou espaços alugados por elas.

Marmiteiros

As lideranças de esquerda reagiram com crítica. Ao lado do padre Vilson Groh, fundador e presidente do Instituto Padre Vilson Groh, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) participou de um ato contrário à norma realizado na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. Padre Pedro criticou o decreto municipal. “Precisamos de ações concretas, como propõe Padre Vilson, para que nós tenhamos a consciência de que todos somos iguais. Todos precisamos de alimentação, principalmente as pessoas em situação de rua, sem assistência nenhuma. Nós podemos e queremos ajudar”, disse Padre Pedro.

Bênção do alimento distribuído

Falsa narrativa

Em relação a essa polêmica das marmitas, o que não pode é as lideranças de esquerda quererem implantar a narrativa de que o prefeito Topázio está proibindo a entrega de marmitas. Isso não é verdade. A proposta apenas organiza e, que eu saiba, organizar a cidade é função do prefeito.

Ao invés da esmola, o trabalho

Dar comida a quem tem fome – desde que de forma organizada – é importante, porém, é o mesmo que “enxugar gelo”.  Relevante mesmo me parece essa iniciativa de entidades em parceria com a prefeitura da Capital para dar emprego para pessoas em situação de rua. É o que propõe o projeto Aliança por Floripa, atrelado com outras iniciativas como o projeto Rumo Certo.

Basicamente as entidades criaram um fundo privado que será usado para arrecadar recursos objetivando custear a inserção dos moradores de rua através da capacitação profissional, inserção laboral e ações de manutenção urbana. É o trocar a esmola pela oportunidade de trabalho.

Mas, para ter essa oportunidade, está sendo ofertado aos usuários da Passarela da Cidadania também a devida qualificação profissional.

A ideia foi lançada nesta semana e seu sucesso depende principalmente da vontade do público alvo em abraçar uma oportunidade, mas também do apoio de empresas e população em geral. Seus idealizadores estão de parabéns!

Proposta é ofertar trabalho para quem está na rua

Comunicação

A jornalista Franciela Lima assume de forma efetiva a Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Jornalista por formação,  atua há 15 anos na assessoria política. Desde 2018 segue na assessoria de comunicação do presidente, deputado Julio Garcia.

A diretoria-adjunta é ocupada pela jornalista, Patrícia Schneider de Amorim, servidora efetiva da instituição.

A atual gestão tem sido voltada para fortalecer a comunicação institucional do Parlamento. O presidente tem afirmado que depois da atuação dos deputados a comunicação é a principal atividade da instituição, pois aproxima o Poder Legislativo do catarinense.  O setor já tem apresentado diversas mudanças como a nova programação da TV AL, o fortalecimento da mídia digital, a reestruturação da equipe, a estruturação de um novo site e a comunicação interna do Parlamento.

Presidente Júlio Garcia com as jornalistas

Moção de reconhecimento 

A Câmara de São José entregou, na tarde desta terça-feira (7), uma moção de reconhecimento aos jogadores do Coffee United, grupo que une esporte, propósito e networking. A homenagem foi concedida em reconhecimento à ação solidária que arrecadou 3.500 litros de leite destinados a instituições carentes do município e da região.

O Coffee United é formado por lideranças e profissionais de diversos segmentos que, além da prática esportiva, se mobilizam em causas sociais e de impacto comunitário. A iniciativa reforça o poder do esporte como ferramenta de transformação social e incentivo à solidariedade.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Matson, a homenagem é uma forma de valorizar atitudes que inspiram

Patrimônio histórico

A arquiteta Betina Adams, especialista em patrimônio histórico e autora do livro “O patrimônio de Florianópolis – Preservação Urbana: gestão e resgate de uma história”, estará na Câmara de Vereadores de Florianópolis, na próxima quinta-feira (09), às 16h.

Ela participará de reunião da Frente Parlamentar da Memória e Patrimônio Histórico, a convite do vereador Afrânio Boppré (PSOL). O encontro será aberto ao público e ocorrerá no 1° andar da Casa Legislativa.

Betina é reconhecida por sua atuação na defesa do Patrimônio Histórico de Florianópolis, exercendo papel destacado no IPUF – Crédito da foto: Vicente Schmitt, Agência AL

Maré alta

Nesta terça-feira (7), o deputado e ambientalista Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), se manifestou sobre a maré alta que causou estragos em um trecho da praia dos Ingleses, região Norte da Ilha – Florianópolis. “O mar está avançando sobre o litoral catarinense. Na Praia dos Ingleses, mesmo após o investimento milionário no alargamento da faixa de areia, a força das marés mostrou que não há obra capaz de conter a emergência climática”.

Segundo o deputado, os alargamentos de praia e estruturas rígidas não solucionam o problema. “A resposta está em restaurar e proteger os ecossistemas que nos protegem: manguezais, restingas e dunas. É por isso que seguimos defendendo as unidades de conservação e as soluções baseadas na natureza.”

Deputado Marquito

Frente Parlamentar do Futebol Catarinense

O deputado estadual Mário Motta (PSD) apresentou nessa terça-feira, dia 7, o requerimento para a criação da Frente Parlamentar do Futebol Catarinense, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A iniciativa busca reunir parlamentares para discutir e apoiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte em todas as regiões do estado.

A proposta surgiu a partir de um encontro realizado no último sábado, 5, em Florianópolis, que reuniu dirigentes do Figueirense Futebol Clube e do Clube Náutico Marcílio Dias. O encontro, articulado por Motta, teve como pauta a construção de uma agenda conjunta para dar mais representatividade e organização ao futebol catarinense.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa