spot_img
Hoje é terça-feira, 28 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALProcon de São José notifica bancos para garantir contestação de Pix pelo...

Procon de São José notifica bancos para garantir contestação de Pix pelo aplicativo

Fiscalização exige comprovação do Mecanismo Especial de Devolução (MED), previsto na norma do Banco Central que entrou em vigor neste mês

spot_img

O Procon de São José iniciou, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), uma operação de fiscalização on-line e presencial nas agências bancárias do município. A ação, determinada pelo diretor-executivo do órgão, Tetê Souza, tem como objetivo verificar se as instituições financeiras estão cumprindo a Instrução Normativa do Banco Central nº 589/2025, que determina a disponibilização, nos aplicativos dos bancos, do Mecanismo Especial de Devolução (MED) — ferramenta que permite ao consumidor contestar transações via Pix em casos de fraude ou erro operacional, diretamente pelo autoatendimento digital.

Segundo a normativa, em vigor desde 1º de outubro de 2025, todas as instituições participantes do sistema Pix devem oferecer o registro da contestação digital e o acompanhamento do processo dentro do próprio aplicativo, sem a necessidade de contato telefônico ou deslocamento até uma agência.

“Antes, o consumidor tinha que procurar o banco depois de perceber a fraude, e muitas vezes o golpista já havia retirado o dinheiro da conta. Agora, o usuário pode fazer a contestação imediata pelo app, o que bloqueia o valor até a resolução do caso”, explicou Tetê Souza. “No entanto, identificamos que alguns aplicativos ainda não concluem o processo corretamente, e por isso estamos notificando os bancos a se adequarem.”

As notificações exigem que as instituições prestem informações e apresentem documentos comprobatórios, como capturas de tela do aplicativo que demonstrem o funcionamento do MED. O prazo para resposta é de 10 dias, sob pena de desobediência.

Conforme o Procon, os bancos devem enviar os documentos de forma exclusivamente eletrônica pela plataforma ProConsumidor, mediante cadastro pelo e-mail proconsumidor@mj.gov.br. Em casos de indisponibilidade do sistema, o envio pode ser feito para fiscalizacaoprocon@pmsj.sc.gov.br.

O órgão reforça que denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp do robô Sofia (48) 99679-1944, disponível 24h, ou presencialmente na sede do Procon de São José, Avenida Acioni Souza Filho, a Beira-Mar de São José, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h20.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa