A Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), promoveu no dia 15 de outubro a atividade didático-pedagógica Atestado médico e mídias sociais, voltada a médicos residentes e estudantes de medicina. O encontro foi realizado no auditório do hospital e contou com a participação da advogada Vanessa Vieira Lisboa, do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), e da jornalista Carla Cavalheiro, do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc).
A atividade contou com a presença do vice-presidente do CRM-SC e médico radiologista do HU-UFSC, Juliano Pereima de Oliveira Pinto, do superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimattos, do chefe da Divisão Médica do HU-UFSC, Fernando Sommacal, da presidente da Comissão de Ética Médica e da médica pediatra do HU-UFSC, Vanessa Borges Platt.
Em sua apresentação, a advogada Vanessa Vieira Lisboa destacou a importância de que todos os atestados médicos sejam devidamente registrados em prontuário, conforme determina a Resolução CFM nº 2.381/2024. “O registro do atestado no prontuário é essencial para a proteção do profissional e do paciente. É o documento que comprova a consulta e assegura a transparência da conduta médica”, afirmou.
A jornalista Carla Cavalheiro abordou os riscos da exposição profissional em redes sociais e reforçou a necessidade de os médicos manterem postura ética também nos ambientes digitais. “A reputação do médico é construída com base na credibilidade e na responsabilidade. O mesmo cuidado que se tem no consultório deve ser mantido ao comunicar-se nas mídias sociais”, ressaltou.
A presidente da Comissão de Ética Médica e organizadora do evento, Vanessa Borges Platt, destacou a relevância da iniciativa para o ambiente de formação médica no HU-UFSC. “Discutir ética e responsabilidade profissional é fundamental, especialmente em um hospital universitário”, disse.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.