Com o objetivo de fortalecer o ensino da Língua Portuguesa por meio da prática da produção textual, valorizando as experiências locais e a identidade cultural dos estudantes, a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa é uma das maiores iniciativas educacionais do país voltadas ao incentivo da leitura e da escrita entre estudantes da rede pública e privada.
A cada edição, os alunos participam de oficinas de escrita orientadas por seus professores, produzindo textos em diferentes gêneros – poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião – que passam por várias etapas de seleção. A etapa nacional (o ponto alto do projeto) contou com 50.000 estudantes brasileiros na disputa e resultou na 5ª colocação da estudante Isabela Arceno, do Colégio Salvatoriano Fátima.
Para a professora Juliana Martins Pires, que acompanhou a jovem nessa trajetória, esse feito enche de orgulho toda a comunidade escolar. “Ficamos muito contentes com essa colocação da Isabela. Isso reforça o nosso compromisso com a excelência pedagógica e com a formação integral dos estudantes”, afirma. Além de Isabela, outros 28 estudantes do Colégio chegaram à segunda fase da Olimpíada, sendo todos medalhistas em suas categorias.
Realizada pela Brasil Escola, Associação Brasileira de Linguística, Instituto de Letras Universidade Federal Fluminense e Fundação Getúlio Vargas, a Olimpíada conta ainda com a parceria de Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, mobilizando professores e alunos de todas as regiões do Brasil.








