spot_img
Hoje é quinta-feira, 27 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioNOTÍCIACâmara apresenta grupo que irá revisar normas das Unidades de Conservação de...

Câmara apresenta grupo que irá revisar normas das Unidades de Conservação de Florianópolis

Veja sobre reunião da Comissão Parlamentar Especial das Unidades de Conservação, realizada nesta quinta-feira (27), que foi marcada pela apresentação do grupo de trabalho que fará a análise jurídica e técnica das normas que regem essas áreas em Florianópolis

spot_img

A Comissão Parlamentar Especial (CPE) das Unidades de Conservação apresentou, na tarde desta quinta-feira (27), o grupo técnico que irá conduzir a análise jurídica e técnica das normas que regulamentam as unidades de conservação de Florianópolis, marcando um novo estágio nos trabalhos da comissão criada após uma série de questionamentos sobre critérios, legalidade e falta de participação popular na definição dessas áreas.

A frente foi criada após vereadores receberem uma série de reclamações de moradores, entidades e associações que apontavam falta de participação popular, critérios técnicos inconsistentes e traçados que atingiram áreas particulares sem diálogo prévio. Diante do volume das demandas, os parlamentares instituíram a CPE com composição plural: além do presidente Rafinha de Lima (PSD), participam a vereadora Manu Vieira (PL), os vereadores Adrianinho (Republicanos) e Claudinei Marques (Republicanos), e a vereadora Ingrid Sateré Mawé (PSOL).

Ao longo do ano, a comissão promoveu uma audiência pública que lotou o Plenarinho da Câmara. Houve manifestações de apoio à preservação ambiental, mas também críticas ao modo como algumas unidades de conservação foram implantadas. Moradores afetados relataram ausência de diálogo e contestaram a relevância ambiental atribuída a determinadas áreas incluídas nos traçados. Na sequência, a CPE realizou uma reunião técnica com o Departamento de Unidades de Conservação e com o secretário municipal de Meio Ambiente, em um encontro de três horas no qual foram detalhados o histórico das unidades, as diferenças entre as criadas por lei e por decreto e quais são de uso integral.

Com base no material reunido e nas informações enviadas por cidadãos e instituições, o relator Claudinei Marques apresentou um relatório preliminar apontando vícios legislativos em pelo menos sete leis e questionando dois decretos utilizados para criar unidades de conservação sobre áreas privadas sem decreto de desapropriação. O documento indica, segundo o presidente, uma “extrapolação do papel regulador do Executivo” e recomenda correções legais. “Recebemos muitos relatos de cidadãos que não foram ouvidos e identificamos falhas nos critérios utilizados. É nosso papel garantir que todo o processo tenha lastro técnico e segurança jurídica”, afirmou Rafinha de Lima.

Na reunião desta quinta-feira, a CPE formalizou a criação de um grupo técnico de trabalho que reunirá especialistas externos, representantes de secretarias municipais, da Floram, da Procuradoria-Geral do Município, da Procuradoria da Câmara e de entidades como OAB e CREA. Cada vereador também indicou um membro de gabinete e um profissional externo de notório saber. O grupo terá caráter técnico e consultivo, oferecendo subsídios para que a comissão proponha eventuais revisões, ajustes legais e correções necessárias no conjunto de normas que regulamenta as unidades de conservação de Florianópolis. A comissão também confirmou que a consulta pública será aberta ainda esta semana no site da Câmara.

“Nosso objetivo é proteger o meio ambiente com equilíbrio, segurança jurídica e respeito ao devido processo legal”, concluiu o  presidente da CPE.

CONFIRA OS INTEGRANTES DO GRUPO DE TRABALHO: 

Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina – CREA/SC

Eng. Isabella Nami Regis; 

Luiz Fernando Nunes Ferreira

Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina – OAB /SC

Dr. Gustavo Hermes de Oliveira

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Alexandre Waltrick Rates

 Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM

Lucas Gonçalves da Silva

Procuradoria Geral do Município

Drª. Maria Isabel Garcia Duran Álvares

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano

Kaliu Teixeira

Câmara Municipal de Florianópolis

Procurador Geral – Rafael Poletto dos Santos

 Gabinete Vereador Adriano Analdino Flor

Assessor – Dr. Roberto Alexandre Carmes;

Técnico – Dr. Eduardo dos Anjos Saes

 Gabinete Vereador Claudinei Marques

Assessor – Dr. André Warken Meyer Chraim;

Técnico – Dr. Carlos da Costa Soares

Gabinete Vereador Ingrid Silva de Assis

Absteve-se de realizar as indicações

Gabinete Vereador Manoella Vieira da Silva

Assessor – Drª. Marilia de Fatima Bueno Zaquera;

Técnico – Dr. Pedro Menezes Niembuer

Gabinete Vereador Rafael de Lima

Assessor – Drª Rafaella Justino de Souza;

Técnico – Dr. Nelson Tonon Neto

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa