A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, por meio da Assistência Farmacêutica, anunciou nesta quarta (3) a suspensão do uso da beclometasona 250 mcg do laboratório Glenmark na rede municipal de saúde da Capital. O medicamento é indicado para o tratamento de asma e rinite por meio de inalação prescrita e teve relatos de efeitos adversos incomuns em alguns pacientes. A beclometasona na dosagem 50 mcg, também do laboratório Glenmark, não apresentou problemas e pode ser utilizada normalmente.
Com isso, a Secretaria solicita a devolução imediata do produto nos centros de saúde para descarte adequado, enquanto aguarda posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os casos registrados. “A suspensão é preventiva e faz parte dos protocolos de rotina adotados sempre que há alertas que exigem monitoramento, visando proteger os usuários e garantir a qualidade do cuidado em saúde’, relata a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica, Fabíola Stolf Brzozowski. A decisão foi tomada em conjunto com o Núcleo de Segurança e Cuidado, setor da SMS que monitora as ações clínicas relacionadas ao cuidado e atenção aos pacientes.
Os usuários que retiraram a beclometasona 250 mcg da marca Glenmark a partir do final de outubro serão contatados pelo Alô Saúde. Quem tiver dúvidas também pode entrar em contato pelo telefone 0800 333 3233 ou procurar sua equipe de Atenção Primária para atualizar a receita do medicamento, que poderá ser obtido de outro laboratório no Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).








