O Plano de Mobilidade (Planmob) da Prefeitura de Florianópolis passará por revisão, com o objetivo de garantir melhora na vida de quem transita pelas vias da Capital. A assinatura da ordem de serviço de atualização do plano será nesta segunda-feira, 15, às 11h30, no auditório Aldo Beck.
A revisão do Planmob consiste em realizar estudos, diagnósticos e traçar diretrizes para a mobilidade da cidade. A prioridade é dar atenção à micromobilidade, ou seja, ao caminhar e ao ciclismo, e ao transporte coletivo, que é responsável por reduzir significativamente o número de veículos de uso individual no fluxo de trânsito das vias.
Outro fator relevante para melhorar a qualidade de vida de quem transita nas vias da cidade e que terá foco do plano são as obras estruturantes. Ainda, deverá fazer prognósticos e análise de investimentos necessários.
Em debate desde a revisão do Plano Diretor Municipal, realizado em 2023, o Planmob contará com auxílio técnico da FIPE. A empresa é referência em projetos de concessão e Parceria Público Privadas na área de transporte no Brasil, tendo apresentado expertise em análise automatizada de bilhetagem eletrônica dos ônibus, que visa diminuir o tempo de avaliação da condição do sistema de transporte público.
As Secretarias Municipais de Infraestrutura e Manutenção da Cidade; de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano e de Operações de Mobilidade estarão envolvidas nessa revisão, que deve durar cerca de 16 meses.
SERVIÇO
- O quê: Assinatura da revisão do Plano de Mobilidade
- Quando: 15/12 (segunda-feira), às 11h30
- Onde: Auditório Aldo Beck da Prefeitura de Florianópolis, Rua Conselheiro Mafra nº 656






