A Prefeitura de Florianópolis iniciou a Operação Verão na cidade, intensificando a fiscalização e indicando espaços autorizados para o descarte adequado de dejetos e para estacionamento de ônibus e micro-ônibus na Capital. Para conferir essas e mais informações basta acessar o sile: https://seloturismo.pmf.sc.gov.br/
Ao todo, são 4 áreas destinadas ao estacionamento, distribuídas nos bairros Carianos (Rua Saul Oliveira, nº 281), Canasvieiras (Rua das Buganvílias, nº 123), Cachoeira do Bom Jesus (Rua das Buganvílias, nº 123) e no Sapiens Park.
Para o descarte de dejetos, principalmente os provenientes dos sistemas sanitários de motorhomes e ônibus de turismo, 4 pontos oficiais estarão disponíveis: Ingleses (Rua Mercúrio, nº 105), Canasvieiras (Rua Afonso Cardoso da Veiga, em frente à AMOCAN), Lagoa da Conceição (Av. Afonso Delambert Neto, nº 735) e Barra da Lagoa (Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, nº 97). Todas essas atividades seguem sob fiscalização permanente das equipes municipais.
Estacionamentos que operam de forma legal são fiscalizados por diferentes secretarias, cada uma responsável por uma etapa do processo. A liberação do alvará de funcionamento, indispensável para qualquer atividade comercial, incluindo estacionamentos comuns ou de ônibus, é feita pela Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMPHDU).
Além disso, quando há transbordo de dejetos no local, a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável analisam o projeto do estabelecimento, verificam onde ocorrerá o transbordo e se há ligação adequada à rede, entre outros requisitos.
Dessa forma, somente após a aprovação e fiscalização conjunta o estacionamento pode operar dentro da legalidade. Denúncias de possíveis irregularidades devem ser encaminhadas para o Zap Denúncias no Whatsapp: 0800 808 0155






