O site Ranking dos Políticos, uma organização não-governamental mantida pela sociedade civil, divulga anualmente o ranking dos parlamentares do Congresso Nacional, baseado em critérios como combate a privilégios, desperdício e corrupção.
Neste ano, os três melhores catarinenses na Câmara, são Gilson Marques (Novo), com 8,39 pontos, Valdir Cobalchini (MDB), com 8,29 pontos, e Zé Trovão (PL), com 8,27 pontos. Já no Senado, Amin (PP) é o primeiro no ranking entre os catarinenses, com 7,60 pontos, Ivete Apel da Silveira, a segunda com 6,90 pontos, e o terceiro Jorge Seif (PL), com 6,70 pontos.

De acordo com o site, a pontuação é definida de acordo com a atuação parlamentar, levando em conta dados sobe votação de projetos importantes que tratam da liberdade econômica, presença nas sessões, economia de verbas e processos judiciais.
O ranking completo, que pode ser acessado em www.rankingdospolíticos.org.br, traz dados interessantes, como por exemplo o deputado Zé Trovão, perdeu 0,10 pontos porque solicitou um passaporte diplomático para um dependente.
Outros detalhes, por exemplo, dizem respeito a economia nos gabinetes. Entre os três primeiros, Gilson Marques economizou 42% da verba destinada a manutenção do seu mandato. Zé Trovão economizou 38% e Cobalchini 27%.
Já sobre presença nas sessões, Gilson e Cobalchini estiveram presente em 100% das sessões, enquanto que Zé Trovão esteve presente em 94%. Já os três senadores participaram ou justificaram presença em todas as sessões. Com uma diferença, a Câmara realizou 98 sessões plenárias e o Senado apenas 25.
Na rabeira do ranking estão os deputados Jorge Goeten (Republicanos), 14º, Pedro Uczai (PT), 15º, e Ana Paula Lima (PT), 16ª. Basicamente o baixo desempenho desses deputados, segundo o ranking, está baseado em seus votos no Congresso Nacional, como por exemplo na derrubada da PEC do IOF e aumento do número de servidores no STF, acabou fiscal e reforma tributária.
A deputada Julia Zanata (PL), por exemplo, mesmo economizando cerca de 30% da verba e votando de acordo com os requisitos da organização, é a 13ª no ranking. Sua baixa pontuação dá-se ao fato dela ter comparecido apenas a 50% das sessões, sendo que a avaliação não leva em conta o período em que ela não compareceu por estar de licença maternidade, mas justificou as faltas.
O site tem fácil navegação é possível acompanhar por ele o trabalho do seu deputado, principalmente como votou nos temais mais interessantes do Congresso, como usou o dinheiro público e sua presença nas sessões, além de processos e condenações.
A forma como o site avalia os votos, entretanto, tem um viés mais de centro-direita, sendo que votos em pautas favoráveis a um Governo com tendência mais à esquerda acabam tendo pontuação negativa.
RANKING COMPLETO
1º – Gilson Marques
2º – Cobalchini
3º – Zé Trovão
4º- Carol de Toni
5º – Daniela Reinhert
6º- Geovana de Sá
7º- Pezentti
8º – Daniel Freitas
9º- Vampiro
10º – Ismael dos Santos
11º- Ricardo Guidi
12º- Fábio Chiochet
13º – Julia Zanatta
14º – Jorge Goetten
15º – Pedro Uczai
16º – Ana Paula Lima









