A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) intensificou sua atuação em várias áreas da segurança pública no ano de 2025. Houve um crescimento de 29,65% de ocorrências atendidas em relação a 2024, desde monitoramento do trânsito, combate à violência, inspeções e apoios a outras secretarias municipais.
Florianópolis se manteve como a capital mais segura do país e a Guarda Municipal desempenha um papel fundamental para a manutenção da segurança da cidade. Até novembro, foram cumpridos 96 mandados de prisão, um crescimento de 74% em relação a 2024.
Foram atendidos ainda 2061 casos de pacificação de conflitos e 164 pessoas foram conduzidas à delegacia. Ao longo deste ano, foram realizadas novas fases da Operação Centro Legal, de combate ao tráfico de drogas, com resultado de prisões e apreensões de mercadorias irregulares e armas brancas.
No trânsito, destaca-se o aumento de 214% na aplicação de multas por infrações, com um salto de 12.926 para 40.560. O número se deve à presença de efetivo nas ruas aliado ao investimento em tecnologia de videomonitoramento avançado, que auxiliam na identificação de irregularidades e autuação de infratores. A realização de blitzes também foi intensificada em 2025, saindo de 21 no ano passado para 59 até o fim de novembro deste ano.
As inspeções em serviços públicos e posturas, inspeções ambientais, obras e edificações e de relações de consumo tiveram um aumento de 1.819 para 2.151 – crescimento de 18,25% entre 2024 e 2025.
Em 2025, a Operação Fio Desencapado teve como foco desmantelar redes criminosas que furtam cabos de eletricidade. As ações ao longo do ano miraram ferros-velhos receptadores dos materiais furtados, o que resultou em 15 conduções por receptação e 10 estabelecimentos interditados. Durante as diligências, 17 alvos foram fiscalizados, 7,2 toneladas de material reciclável recolhidas e outras 8,3 toneladas de cobre foram apreendidos.
Na Operação Lata Velha, que identifica veículos abandonados pelas vias públicas da cidade, foram regularizados 242 automóveis, um crescimento de 50,1% em relação ao ano anterior, quando o número ficou em 164. Os veículos identificados em estado de abandono são adesivados como aviso e a partir deste momento, o proprietário tem 48h para remover o automóvel da via pública. Caso contrário, a remoção é realizada pela GMF.
Outras ações de destaque da GMF:
- Operação Canasvieiras Mais Segura: ação integrada com a Polícia Civil resultando em prisão de cinco suspeitos por tráfico de drogas, além de apreensão de entorpecentes, dinheiro em espécie, etc;
- Tentativa de sequestro frustrada pela GMF: dois detidos com 2 simulacros de armas de fogo, balaclavas e fitas para amarrar as vítimas;
- Cumprimento de mandado de prisão: resultado da troca de informações entre ROMU/GMF e a Agência Regional de Inteligência (ARI MISSÕES) do RS.









