A limpeza das festas públicas do Réveillon Floripa – 100 anos de Luz ocorreu em tempo recorde tanto no Centro e Continente como nas praias. Com operação mais mecanizada e integrada à coleta de resíduos, mesmo com mais público, as equipes de limpeza pública anteciparam o serviço em uma hora na Avenida Beira-Mar Norte e também nas praias do Norte da Ilha de Santa Catarina.
“Apesar das chuvas dos últimos dias, com uma grande mobilização de pessoal e empenho de todos estamos conseguindo entregar ambientes limpos para a cidade antes e depois das festas”, aponta o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne.
Em praias muito movimentadas, como Canasvieiras, o desafio foi recolher e ensacar a grande quantidade de resíduos, principalmente embalagens plásticas, que ficaram na areia. Mesmo assim, às 9h10min, a praia estava limpa para os veranistas. Houve redução na quantidade de garrafas de vidro deixadas na orla, possivelmente porque usuário levou de volta para descartar na rede de pontos de entrega voluntária (PEVs de Vidro). Na Praia Brava, houve redução significativa na quantidade de resíduos descartados e a limpeza foi muito ágil.

O uso de três tratores equipados para coleta e cinco quadriciclos agilizou o serviço, especialmente nos locais onde o público amontoou os resíduos próximo às lixeiras.
No Campeche e Lomba do Sabão, a permanência das pessoas na orla, retardou um pouco a operação de limpeza. Ainda assim, as equipes conseguiram operar com agilidade graças a três quadriciclos, duas caminhonetes, três reboques e caminhão compactador.
No Centro e Continente
Em menos de três horas, tempo recorde, a Avenida Beira-Mar Norte foi reaberta ao trânsito nesta madrugada depois da festa de Réveillon. A sincronia das equipes de limpeza pública e a integração com a coleta de resíduos garantiram a agilidade do serviço, aponta o subsecretário de Limpeza Pública, da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Alcebíades Pinheiro, o Bida.
Na Beira-Mar Continental, a operação se estendeu um pouco mais, até 5h30min, já que é menor o impacto sobre a mobilidade. Nas duas festas públicas, foram coletadas 31 toneladas de resíduos. Este ano, apesar de ter aumentado em quase quatro toneladas a quantidade de resíduos, havia menor quantidade espalhada pelo chão. A disposição dos resíduos nos contentores instalados pelas vias facilita e humaniza o trabalho dos garis.
Os serviços de limpeza pública e coleta de resíduos das festas públicas de Réveillon mobilizam mais de 400 pessoas em Florianópolis. O contingente opera em três turnos desde a zero hora deste dia 1º de janeiro, atendendo as avenidas Beira-Mar Norte e Continental e os principais balneários.







