spot_img
Hoje é quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALBarra da Lagoa ganha espaço de esportes e lazer estruturado em nova...

Barra da Lagoa ganha espaço de esportes e lazer estruturado em nova prainha

Área à beira do canal conta agora com quadras de beach tennis e futebol de areia, deck linear e restinga em desenvolvimento

spot_img

Moradores e turistas que visitam a Barra da Lagoa já podem praticar esportes e curtir as belezas naturais da região em novo espaço qualificado. É que a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, concluiu nesta quarta-feira, 7, a estruturação da área total de 6,4 mil metros quadrados da prainha à beira do canal criada com o reaproveitamento da areia da manutenção emergencial ocorrida em julho no leito. Essa é mais uma obra entregue ao Leste da Ilha para a temporada de verão 2025-2026.

A nova área de esportes e lazer fica à margem da SC-406 (Rodovia Jornalista Manoel de Menezes), à esquerda de quem vai sentido praia da Barra da Lagoa. Ela já contava com quadra de futebol de areia feita pela comunidade assim como o nivelamento dos sedimentos no local. Agora, ganhou duas quadras de beach tennis e um deck de madeira linear de 142 metros de extensão paralelo à via e separado dela apenas por uma faixa de restinga.

Além do que, houve a recuperação de 2,1 mil metros quadrados de restinga, ação devidamente licenciada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). Aliás, o órgão acompanhou toda a ação de limpeza do canal e seus desdobramentos.

Manutenção do canal da Barra

A manutenção de urgência do canal da Barra da Lagoa feita pela Prefeitura em parceria com a ACIF restabeleceu as condições ideais de navegabilidade na região, que estavam ameaçadas devido à elevada sedimentação do leito. Tanto que foram retirados cerca de 16 mil metros cúbicos de material do fundo do canal que, em seus 550 metros de extensão, obteve com isso uma profundidade média de dois metros. Além do que, a largura média do canal passou a ser de 20 metros, sendo que antes da intervenção tinha pontos onde a largura era inferior a seis metros, o suficiente para impedir a passagem de embarcações.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa