spot_img
Hoje é terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
Publicidadespot_imgspot_img
InícioGERALProcon de São José promove workshop sobre identificação de bebidas falsificadas

Procon de São José promove workshop sobre identificação de bebidas falsificadas

Capacitação gratuita, em parceria com a Abrabe, orienta comerciantes sobre segurança, legalidade e proteção à saúde do consumidor

spot_img

O Procon de São José realiza nesta sexta-feira (6), das 9h30 às 11h30, um workshop voltado à identificação de bebidas falsificadas, descaminhadas ou fora da conformidade legal. A capacitação acontece na sede do Procon, localizada na Avenida Acioni Souza Filho, na Beira-Mar de São José, e é promovida em parceria com a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), entidade que atua desde 1974 na defesa dos interesses dos fabricantes e importadores de bebidas no Brasil.

A Abrabe reúne todas as categorias de bebidas alcoólicas — destilados, vinhos, cachaças e cervejas — e irá compartilhar conhecimentos técnicos e orientações práticas para auxiliar comerciantes na identificação de produtos irregulares. O evento contará com palestra ministrada por especialista da área e emissão de certificado aos participantes.

Os convites começaram a ser entregues nesta segunda-feira (2) e o público-alvo inclui proprietários de bares, restaurantes e conveniências de bebidas do município. Durante o treinamento, serão apresentadas dicas sobre lacres, tampas, rótulos, líquidos e outros sinais que podem indicar falsificação ou adulteração.

Além dos aspectos técnicos, o workshop também abordará os riscos legais e sociais relacionados ao mercado ilegal de bebidas. Estabelecimentos que adquirem produtos por meio de canais informais ou que não adotam cautela na compra podem ser responsabilizados criminalmente.

Segundo o diretor executivo do Procon de São José, Tetê Souza, a iniciativa reforça o papel do órgão na proteção das famílias. “O objetivo do treinamento é orientar sobre os sinais de adulteração e protocolos de segurança, para que, nenhum bar ou restaurante seja, vítima de falsificadores e, principalmente, para proteger a saúde da população”, destaca.

Os interessados em participar devem se cadastrar previamente pelo e-mail diretoriaprocon@pmsj.sc.gov.br , informando: nome do participante, nome fantasia, razão social, CNPJ e contato de WhatsApp.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa