Entre fevereiro e dezembro de 2026, estudantes da rede pública de ensino e integrantes de projetos sociais de diversos municípios de Santa Catarina terão um encontro especial com a música clássica. Criado pela Orquestral, que é dirigida pelo maestro Jeferson Della Rocca, o “Programa Estadual de Formação de Plateia para a Música Erudita” retorna para sua segunda edição e vai se apresentar em 60 instituições.
A estreia será na próxima segunda-feira (23), a pouco mais de 100 quilômetros de Florianópolis, em Alfredo Wagner. Às 10h30, será na escola E.E.B. Silva Jardim; e às 13h15 a equipe estará na Escola Básica Passo da Limeira. No primeiro semestre, a programação também passará por escolas de Santo Amaro da Imperatriz, Angelina e Garopaba.
Cada apresentação envolve palestras ministradas por Jeferson Della Rocca e pela professora de música Sheyla Yassue Yatsugafu, que serão acompanhadas por concertos didáticos realizados por um quarteto de cordas. Com duração aproximada de uma hora, cada aula vai discorrer sobre conceitos básicos da linguagem musical, o funcionamento dos instrumentos e informações sobre as obras executadas.
De acordo com Jeferson Della Rocca, a formação de plateia começa pelo acesso. “Quando a música erudita chega à escola de forma didática e próxima da realidade dos estudantes, ela deixa de ser distante e passa a ser compreendida. Nosso objetivo é despertar curiosidade e ampliar horizontes culturais”, afirma.
O projeto tem como objetivo favorecer o acesso ao conhecimento musical e difundir o repertório erudito, aproximando estudantes desse universo por meio de uma abordagem educativa e acessível.
Realizado pela Orquestral, o projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), via Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Governo de Santa Catarina e conta com o incentivo do Koerich e do Fort Atacadista.
SOBRE O MAESTRO
Com 40 anos de dedicação, o maestro Jeferson Della Rocca é considerado um dos artistas mais atuantes do estado. Sua trajetória é marcada pela atuação como professor de violino e violão clássico, durante duas décadas foi responsável pela formação de diversos instrumentistas que atualmente compõem o mercado profissional da música. Responsável pela empresa Orquestral, é fundador e regente da Camerata de Florianópolis desde 1994, com a qual já liderou mais de 1.700 concertos e realizou turnês internacionais por países como Alemanha, França, Espanha e Itália. Em Santa Catarina, percorreu cerca de 160 municípios, consolidando a missão de levar a música erudita a todos os públicos.
SOBRE A PROFESSORA SHEYLA
Sheyla Yassue Yatsugafu iniciou musicalização aos dois anos e participou de cursos no Brasil e exterior, como aluna, professora, musicista e regente. Graduou-se em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2000, com Marco Damm, e também estudou com o professor Paulo Bosisio. Em 2010, ganhou o Prêmio Interações Estéticas MinC/ FUNARTE e Pontos de Contato MinC. MBA em Bens Culturais FGV (2014), é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO (2019) e premiada por sua metodologia própria de ensino musical. Integrante da Orquestra de Cordas da Ilha, Sheyla também atua na produção e coordenação de projetos musicais e artísticos, reforçando o compromisso da iniciativa com a excelência e a formação cultural.
SERVIÇO
O QUE? Projeto leva música clássica a 60 escolas públicas de Santa Catarina em 2026
QUANDO? De fevereiro a dezembro – com início no dia 23 de fevereiro, em Alfredo Wagner
ONDE? Às 10h30, será na escola E.E.B. Silva Jardim; e às 13h15 a equipe estará na Escola Básica Passo da Limeira. Ambas no município de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis.







