A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Receita, implantou uma nova forma de pagamento dos tributos municipais. A partir de agora, os contribuintes que possuem débitos em aberto com o município poderão quitar seus compromissos utilizando cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, conforme as condições da operadora credenciada.
A nova modalidade está disponível para o pagamento de qualquer tributo municipal, incluindo IPTU, ITBI, taxas diversas e débitos já inscritos em Dívida Ativa. O serviço poderá ser utilizado tanto presencialmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), por meio das máquinas de cartão, quanto de forma on-line, pelo Portal do Cidadão no site da Prefeitura. Via o link; https://saojose.atende.net/autoatendimento/servicos/extrato-do-contribuinte/detalhar/1
Para realizar o pagamento pela internet, o contribuinte deve acessar o autoatendimento da Prefeitura, fazer login em sua conta, consultar o boleto do débito e selecionar a opção de pagamento via cartão de crédito.
De acordo com o secretário da Receita, Jamir Pimenta, a iniciativa amplia as alternativas para que os moradores regularizem sua situação junto ao município. “O pagamento no crédito será uma negociação direta entre o contribuinte e a operadora do cartão. Para quem acumula pontos ou milhas, por exemplo, pode ser uma opção interessante, mesmo com a incidência da taxa de operação”, explica.
O secretário ressalta que a novidade não substitui as demais formas de pagamento já disponíveis. “O cartão de crédito é mais uma alternativa para que o contribuinte escolha a modalidade que melhor atende à sua realidade financeira. Continuam disponíveis os pagamentos por boleto bancário e Pix”, destaca.
A nova ferramenta também traz benefícios para quem precisa concluir processos com maior rapidez, como nos casos de recolhimento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O registro do imóvel em nome do novo proprietário somente pode ser realizado após a quitação do tributo.
“Com o parcelamento via cartão, o contribuinte ganha mais flexibilidade financeira e pode agilizar a regularização do imóvel. Isso porque a operadora repassa o valor integral ao município, permitindo que o cidadão fique adimplente junto à Prefeitura mesmo enquanto paga as parcelas do cartão”, enfatizou Jamir.
A medida integra o processo de modernização dos serviços públicos municipais, oferecendo mais praticidade, comodidade e opções para que os cidadãos mantenham seus tributos em dia.








