spot_img
Hoje é sexta-feira, 26 de junho de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
Publicidadespot_img
spot_img
InícioGERALAtleta de São José é promessa no cenário nacional

Atleta de São José é promessa no cenário nacional

Maria Clara pratica atletismo com barreiras há um ano e já é campeã brasileira

spot_img
spot_img

São José conta com investimentos em 29 equipes de rendimento. As equipes que competem oficialmente pelo município são integradas por diversos atletas que iniciaram no esporte nos projetos de base da cidade.

Uma dessas atletas é Maria Clara, de 15 anos. A jovem entrou na União Catarinense de Atletismo (UCA) aos 12 anos, onde praticou provas de velocidade e saltos em distância e em altura por dois anos. Aos 14, o técnico da equipe, Anderson Chaves, percebeu que a atleta poderia se desenvolver ainda mais na corrida com barreiras e direcionou os treinos dela para essa prova.

A aposta foi certeira. Com apenas um ano de iniciação na nova modalidade Maria Clara alcançou conquistas significativas. Em 12 meses de treinos, ela sagrou-se campeã brasileira e três vezes campeã estadual. Mesmo aos 15 anos, a atleta já alcançou pódios em categorias superiores, como a sub-18 e a sub-21.

Maria Clara treina com foco em mais conquistas. Até o final do ano, ela competirá em mais dois campeonatos brasileiros e em diversas competições estaduais, como a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), o Campeonato Estadual, os Joguinhos Abertos e a principal competição do estado: os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

A atleta, que faz parte do programa Bolsa Atleta de São José, sonha alto e deseja integrar a Seleção Brasileira de Atletismo. “Espero poder representar o município em competições internacionais e, um dia, estar nas pistas das Olimpíadas”, disse.

O secretário de Esportes e Lazer, Claiton Ribeiro, comentou sobre a qualidade da equipe josefense. “A UCA, hoje, é uma equipe que já está em nível mundial, conquistando títulos como recentemente no Circuito Europeu, onde teve um campeão e outras medalhas na competição. O potencial da equipe é enorme e eu tenho certeza de que veremos a Maria brilhar no cenário mundial”, destacou.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa