spot_img
Hoje é domingo, 28 de junho de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
Publicidadespot_img
spot_img
InícioGERALColégio de Florianópolis é o único da região classificado para a final...

Colégio de Florianópolis é o único da região classificado para a final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A conquista ganha ainda mais relevância diante da dimensão da olimpíada, que reuniu mais de 64 mil equipes e cerca de 250 mil estudantes

spot_img
spot_img

Três equipes do Colégio Salvatoriano Fátima, de Florianópolis, garantiram vaga na etapa final da 18ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O resultado coloca a instituição entre os grandes destaques catarinenses da competição. A escola é a única representante da Grande Florianópolis classificada para a fase decisiva e responde por um terço dos nove grupos de Santa Catarina que seguem na disputa nacional. A conquista ganha ainda mais relevância diante da dimensão da olimpíada, que reuniu mais de 64 mil equipes e cerca de 250 mil estudantes. Entre todos os participantes, apenas 353 equipes avançaram para a final. 

Promovida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a ONHB é reconhecida como o maior projeto de divulgação científica em Ciências Humanas do país. A etapa final será realizada presencialmente nos dias 29 e 30 de agosto, em Campinas (SP), reunindo estudantes de todas as regiões do Brasil. Neste ano, a olimpíada tem como tema “Mulheres cientistas, mulheres na ciência”, incentivando reflexões sobre a participação feminina na produção do conhecimento científico ao longo da história. 

Entre as equipes classificadas pelo Colégio Salvatoriano Fátima estão Partiu Campinas, Tremboludos e Sociedade do Anel, formadas por alunos do Ensino Médio. O desempenho da escola chama atenção, em Santa Catarina apenas uma a cada 100 equipes inscritas conseguiu chegar à grande final. Outra marca que também ganha destaque é o fato de há quatro anos seguidos o Colégio do Estreito ter equipes na final. 

O desempenho dos estudantes é resultado de um trabalho desenvolvido de forma contínua pela instituição por meio do projeto Turma Olímpica. Integrada ao cotidiano escolar, a iniciativa estimula, desde o 5º ano do Ensino Fundamental, o aprofundamento dos estudos e a participação em olimpíadas de diferentes áreas. A proposta busca desenvolver competências como pesquisa, análise crítica, interpretação e resolução de problemas, transformando os desafios acadêmicos em oportunidades de aprendizagem e crescimento.

Para o professor Weber Campos, que acompanha os alunos durante a olimpíada, a classificação das três equipes para a etapa final representa um marco não apenas para a instituição, mas também para a educação catarinense. “Precisamos reconhecer o empenho dos estudantes e educadores de Santa Catarina, que transformam as sala de aula em um espaço de  investigação, engajamento e transformação”, destaca.

AS EQUIPES DE SC QUE PARTICIPARAM

A ONHB de 2026  marcou presença acirrada em Santa Catarina:

1ª fase: 1285 

2ª fase: 1111

3ª fase:760

4ª fase: 323

5ª fase: 141

6ª (fase final): 9

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa