Hoje é terça-feira, 10 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorA polêmica do skate na Alfândega; Renato e Maycon em rota de...

A polêmica do skate na Alfândega; Renato e Maycon em rota de colisão e outras notas

Além da polêmica da proibição do skate no Largo da Alfândega, veja também sobre o confronto entre o líder do prefeito, Renato da Farmácia, que exige que o vereador Maycon Costa prove denuncias, segundo ele levianas, sobre a tramitação do Plano Diretor na Câmara

A polêmica é skate na Alfândega

A polêmica da hora é a placa instalada pela prefeitura proibindo a prática de skate na nova praça do Largo da Alfândega. Os vereadores, do PSOL, Afrânio Boppré e Cíntia do mandato Bem Viver atacaram a legalidade da iniciativa de proibir prática esportiva em uma área pública e viram um processo de “higienização” social no centro da cidade. Cíntia foi além e defendeu a manutenção das culturas populares.

O fato é que o projeto arquitetônico da nova Alfândega não foi projetado para uso de skatistas. Bancos e outros equipamentos públicos estão sendo completamente destruídos. Alguns já precisam de reforma. Está certa a administração em restringir o uso pelo bem do espaço público. A vereadora Manu Vieira (Novo) lembrou que além de outros espaços para esta prática esportiva, a administração está finalizando dois grandes projetos só para o skate, nos bairros Trindade e Abraão. “A convivência em espaço público precisa sim de mediação do poder público”, grifou a vereadora.

O prefeito Topázio Neto mostrou que conhece muito bem o poder do diálogo. Diante da polêmica foi até a praça e gravou um vídeo nesta semana falando com skatistas que usam o local. Pediu que eles elejam suas lideranças e se dispôs a recebê-los na prefeitura para uma audiência com o objetivo de encontrar uma solução. Fez bem o prefeito, a cidade e seus espaços públicos são de todos, mas precisa ser organizado seu uso.

Sem prestígio

O vereador Gemada (Podemos) está se sentido desprestigiado pelo governo Topázio Neto (PSD) em relação ao atendimento a sua base eleitoral, o bairro Campeche. Nesta semana ele reclamou que o intendente do bairro está praticamente sozinho, apenas com um operador de máquinas, um motorista e um serviços gerais para atender a todas as demandas de um dos maiores bairros da Capital. Pediu ao menos alguns terceirizados para melhorar o atendimento.

Prestigiada

Já a vereadora Pri Fernandes, do mesmo partido, tem o sentimento contrário à Gemada. Ela só agradece ao trabalho bem realizado pela sua intendente, uma mulher, com ampla estrutura da administração no vizinho bairro Carianos, que há pouco tempo sequer intendência tinha. “Nós sabemos o tempo que o Carianos foi deixado de lado e agora estamos bem atendidos”, disse. “Então é perseguição comigo”, retrucou Gemada.

Renato X Maycon

Acabou a paciência do vereador Renato da Farmácia (PSDB), líder do Governo, com o vereador Maycon Costa (PL). Renato usou a tribuna da Casa nesta semana para denunciar que o vereador levanta suspeitas, segundo ele, mentirosas, sobre a aprovação do Plano Diretor. Segundo Renato, a tática de Maycon era ameaçar sua aprovação mediante alguns pedidos seus que deveriam ser atendidos, contemplando o bairro Carianos. A abordagem teria acontecido no gabinete do líder do prefeito, mas não teria prosperado.

Para ele, ficou a sensação de que o vereador do PL queria fazer negociata com a matéria. Renato diz que rejeitou o pedido de Maycon prontamente e agora vai cobrar que o vereador mostre as provas que disse que tem, de que a tramitação na matéria dentro da Câmara teve irregularidades. O líder do prefeito lembra inclusive que os vereadores aceitaram até tirar as emendas para que a matéria fosse aprovada na íntegra, como veio da prefeitura, para evitar qualquer indício de manipulação.

Maycon disse que tem as provas e tem servidoras que vão falar sobre o assunto, inclusive nas esferas policiais. Ele sustenta que não fez a denúncia com segundas intenções. Renato garante que o assunto não vai morrer. Garante que vota por abrir uma CPI caso o vereador apresente provas consistentes, mas, se não o fizer, será denunciado na Comissão de Ética. “Esse moço passou dos limites”, atacou.

Vereadores Renato e Maycon em rota de colisão

Merenda escolar

O deputado federal Valdir Cobalchini protocolou PEC que inclui as despesas com merenda escolar no rol dos gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), previstos na Constituição Federal.

O artigo 212 da Constituição determina que estados e municípios gastem, no mínimo, 25% do que arrecadam com MDE. Cobalchini explica que, embora a alimentação escolar seja imprescindível, ela não é incluída nessa categoria, o que acaba prejudicando a oferta e qualidade dos alimentos.

“Estou apontando que merenda escolar é essencial para os estudantes da educação básica e fundamental, por isso, precisa receber a atenção adequada do governo. Muitas crianças só fazem essa refeição no dia”, complementa.

Deputado Valdir Cobalchini

Detector de metais nas escolas

Já está tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei de autoria do deputado Sérgio Guimarães (União) que pretende tornar obrigatório a instalação de detector de metais em portas de acesso às escolas públicas do estado.

Em plenário, o deputado defendeu a matéria e pediu apoio dos pares para que o texto avance. Guimarães lembrou ainda que em maio de 2021 Santa Catarina registrou um crime em escola, com a invasão de uma creche, em Saudades, no Oeste Catarinense. Na ocasião, três crianças e duas educadoras foram mortas por golpes de faca.

São episódios como esses que a proposta legislativa de Sérgio Guimarães quer evitar em Santa Catarina. “Esse projeto vai garantir a segurança de nossos filhos, sobrinhos, netos que frequentam as escolas, por isso defendo a tramitação dessa proposta.” Disse.

Autismo

O 1º AUT DAY foi realizado de forma inédita na Casa Legislativa de Florianópolis. A iniciativa aconteceu nesta semana e tratou sobre Conscientização do Autismo.

Em alusão ao mês de Conscientização do Autismo o evento reuniu técnicos, autoridades do município, representantes do terceiro setor e autistas em uma roda de conversa para falar sobre inclusão, vivências e políticas públicas para melhorar cada vez mais a vida da pessoa com deficiência.

“Estou extremamente feliz por reunir pessoas que lutam pela causa e buscam de fato fazer a diferença na inclusão da pessoa com deficiência” disse o vereador Gabrielzinho (Podemos).

O secretário de Educação do Município Maurício Fernandes Pereira, pontuou a importância do evento dentro de uma casa Legislativa. “Gostaria de agradecer ao vereador Gabrielzinho pela organização de um evento tão importante. Hoje, o Autismo tem uma atenção especial dentro do ensino da rede municipal, por isso, sempre batemos na tecla da importância do laudo precoce para que as crianças tenham o devido cuidado e atenção no seu desenvolvimento”, disse.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa